Especialidades

Saiba quais os benefícios do chá para prisão de ventre

Por Redação Doutíssima 23/04/2015

Será que você precisa de chá para prisão de ventre? Passar muitos dias sem evacuar faz parte da rotina de duas a cada três mulheres brasileiras, de acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Para ajudar a resolver o problema, saiba as causas e consequências do intestino preso, bem como os benefícios do chá.

 

Chá para prisão de ventre: causas do problema

Também chamada de constipação intestinal, a prisão de ventre atinge quatro vezes mais mulheres do que homens, de acordo com um levantamento da FBG. A principal causa para o problema não está relaciona a questões fisiológicas, mas sim, psicológicas.

cha para prisao de ventre

Chá de ameixa pode ajudar mulheres que sofrem com prisão de ventre no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a pesquisa, 72% das mulheres apontam que sofrem de prisão de ventre durante os dias úteis. Esse dado revela a dificuldade de elas usarem o banheiro para evacuar fora de casa.

Alimentação com pouca quantidade de fibra, vida agitada e falta de exercícios físicos também entram na lista das principais causas do intestino preso.

Para 57% das entrevistadas, a dificuldade de evacuar tem influência direta no humor, enquanto para 69% afeta a vida sexual. Além disso, as toxinas que deixam de ser eliminadas causam problemas de ansiedade até infecções.

Benefícios do chá para prisão de ventre

Existem no mercado diversas opções de medicamentos e até produtos naturais que ajudam na difícil tarefa de eliminar a constipação intestinal, dentre essas alternativas está o chá para prisão de ventre.

A maior vantagem de se adotar um chá para prisão de ventre é que, diferentemente dos laxantes medicamentosos,  ele age de maneira suave e 100% natural. A função é fazer que o seu sistema digestivo libere enzimas capazes de facilitar o processo de evacuação.

Porém, para se livrar do problema, é preciso que você também ajude seu corpo a trabalhar como um relógio, indo ao banheiro sempre que tiver vontade. Depois de ter em seu dia a dia a rotina de tomar o chá para prisão de ventre, o organismo saberá o que fazer, e evacuar diariamente não será sacrifício algum.

1. Chá de ameixa

A ameixa é rica em fibra dietética e ajuda na regulação do sistema digestivo. Possui sorbitol e isatina, que são responsáveis pelo efeito laxante.

Ingredientes:

5 ameixas secas

½ xícara de chá de água

3 colheres (chá) de mel

Modo de Preparo:

Coloque as ameixas na água por cerca de três horas. Depois, tire todos os caroços e, com um garfo, amasse-as bem. Coloque novamente a ameixa na água e adicione o mel, misturando bem. Tome uma colher de sopa três vezes ao dia.

2. Boldo do chile

Esse é indicado para quem quer praticidade, já que é possível encontrar esse chá em sachês e tomar a qualquer hora e lugar. Essa planta é indicada para chá para prisão de ventre porque suas propriedades são conhecidas por melhorarem as funções digestivas.

Logo, ajuda a diminuir gases e também aumenta a secreção da bile. Também é diurético e auxilia na eliminação de cálculo renal.

Pode ser encontrado em qualquer supermercado, farmácia ou casas naturais. O modo de preparar é o mesmo que qualquer chá de saquinho: por infusão. Não abuse dessa bebida. Tome depois das principais refeições para potencializar os benefícios.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!