Unhas

Veja 6 cuidados para evitar unhas que descamam

Por Redação Doutíssima 09/06/2015

Unhas fracas e quebradiças podem incomodar qualquer mulher que gosta de manter as mãos feitas e pintadas. Junte a isso unhas que descamam e pronto: o terror está completo. Para resolver esses problemas nas pontas dos dedos, primeiro você precisa saber as causas e como evitá-las.

 

Causas de unhas que descamam

Às vezes, as unhas que descamam são finas, muito maleáveis e têm realmente uma aparência enfraquecida. Mas também há casos de unhas fortes e grossas que vão perdendo suas camadas superiores devido ao toque, batidas e outros fatores. O importante é prestar atenção em qual pode ser a fonte desse distúrbio e evitar ou tratar, conforme o caso.

unhas que descamam

Falta de higiene em procedimentos de manicure pode afetar a saúde das unhas. Foto: iStock, Getty Images

As unhas que descamam podem surgir por vários fatores, que podem ou não aparecer em conjunto. A falta da proteína essencial às celulas das unhas, a queratina, é um dos motivos mais comuns. Alergias, deficiências nutricionais, estresse, envelhecimento físico e problemas hormonais podem impactar na saúde geral das lâminas ungueais.

Se você fica com a região ao redor das unhas levemente inchada e tem coceira, é um indício de que você apresenta alergia na região, causando a descamação. Sabonetes, esmaltes, cremes, produtos de limpeza e removedores para as unhas são alguns dos agentes que podem causar esse desconforto. Se você notar a reação a algum dos produtos, interrompa o uso.

Usar postiças em casos de unhas descamadas também não é recomendado. As próteses podem prejudicar ainda mais as lâminas, causando alergias, inflamações e acumulando sujeiras pela dificuldade da higienização adequada no local.

Como evitar as unhas que descamam

Alguns hábitos diários podem ajudar a evitar a ocorrência de unhas descamadas. Confira:

1. Cuide da alimentação

A principal recomendação para evitar unhas descamadas é ter uma boa alimentação. Uma dieta rica em vitaminas, minerais e nutrientes é capaz de ter efeitos maravilhosos na sua saúde, por dentro e por fora.

2. Tenha um kit manicure

Para evitar a contaminação por fungos e bactérias que podem ser a causa do aparecimento das unhas descamadas, tenha sempre seu próprio kit e leve-o consigo quando for à manicure. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), muitos problemas nas unhas ocorrem por procedimentos de manicure incorretos.

3. Cuide da cutícula

Outro cuidado muito importante é com a cutícula. Essa pequena camada de pele sobre as unhas é uma proteção natural. Não remova completamente o acúmulo de pele, apenas retire o excesso e empurre delicadamente o restante de encontro à matriz das unhas.

4. Use luvas

Use luvas para toda e qualquer limpeza doméstica. Isso inclui passar o pano no chão e os móveis e até lavar louça. Se você notar alergia ou desconforto por causa da luva, procure os produtos hipoalergênicos.

5. Evite o estresse

As luvas podem proteger as unhas do estresse químico no local, mas não do estresse físico. Pessoas depressivas ou sob pressão extrema constante costumam ter distúrbios na saúde, essa pode ser outra causa para as unhas que descamam. Tente levar uma vida mais leve e tranquila.

3. Cuide da higiene

Por último, cuide bem das suas unhas. Assim como você usa shampoo, condicionador e faz tratamentos nos cabelos, dê atenção para as lâminas nas pontas dos dedos.

Mantenha-as sempre limpas e use hidratantes e fortificantes para restaurar e fortalecer unhas que descamam. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!