Dica do Nutricionista

Tire proveito dos benefícios do cupuaçu, uma fruta amazônica

Por Redação Doutíssima 13/06/2015

As frutas são sempre opções saborosas para receitas das mais simples às mais elaboradas. Além do sabor, os benefícios para a saúde são muitos. Um exemplo disso é o cupuaçu, fruta originária da Amazônia, parente bem próxima do cacaueiro.

Essa fruta é excelente aliada no combate a doenças e fortalecimento do sistema imunológico. E a razão para isso não é difícil de entender: ela contém polifenóis únicos, poderosos fitonutrientes antioxidantes, além de outros nove importantes antioxidantes (Vitamina A e Vitamina C, ácidos gordos essenciais, aminoácidos, fósforo, fibra e as Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B3).

cupuacu

Fruta tradicional da Amazônia, cupuaçu serve de base para uma série de receitas. Foto: iStock, Getty Images

 

Cupuaçu é fruta versátil

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade ABC, Priscila Chasseraux, o cupuaçu pode ser consumido de várias formas. Sua polpa, rica em fósforo e vitamina C permite a elaboração de receitas para sucos, sorvetes, iogurte, doces e compotas.

A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. “É um fruto muito usado na culinária doce, azeda e agridoce pelos nativos da Amazônia”, completa.

Ao mesmo tempo em que apresenta grandes benefícios para a saúde, o cupuaçu precisa ser consumido com cautela. Ele é fonte de carboidrato: 10,4 gramas a cada 100 gramas da fruta. “Por isso, ao consumir o cupuaçu, as pessoas precisam ter em mente a quantidade de calorias que essa fruta tem”, alerta Priscila.

2 receitas fáceis com cupuaçu

Confira a seguir duas receitas sugeridas pela nutricionista. Se você ainda não conhece o sabor e a versatilidade dessa fruta que tem sua produção concentrada nos estados do norte brasileiro, inove na sobremesa e surpreenda familiares e amigos.

Mousse de cupuaçu

Bata no liquidificador uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e a mesma medida de polpa de cupuaçu. Sirva gelado.

Creme de cupuaçu

Bata no liquidificador 100 gramas de polpa de fruta, uma lata de leite condensado, duas latas de creme de leite, quatro colheres de açúcar refinado. Coloque em um recipiente e acrescente duas claras batidas em neve e misturar delicadamente. Também deve ser servido gelado.

Mais benefícios dessa fruta

Entre os indígenas e os animais na floresta tropical, o cupuaçu é a principal fonte de alimento. Entre os seus benefícios, está o fato de virar um poderoso energético se misturada com açaí.

Na área da saúde, dores abdominais podem ser combatidas com o cupuaçu. A fruta ainda estimula o sistema imunológico a aumentar a resistência e energia, da mesma forma que todas as outras fontes artificiais de cafeína.

Ela também tem a capacidade de fortalecer o sistema cardiovascular, protegendo as paredes das artérias das causas das doenças do coração.

O colesterol ruim é reduzido a partir da ingestão da fruta, que ajuda a manter a saúde do coração, aumentando o colesterol bom. Por fim, auxilia na circulação do sangue e diminui a pressão sanguínea, promovendo a eliminação de radicais livres.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!