Dica do Nutricionista

Veja por que beber água emagrece

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Que a água faz bem, tem função vital no organismo, auxilia todos os órgãos, mantém a beleza da pele, entre outros, todo mundo já sabe. Mas, beber água emagrece, também! Mas você sabe por que a água ajuda a diminuir o número do manequim?

 

Estudos dizem que a pessoa que ingere o volume de água indicado, consome, em geral, até 9% a menos de calorias por dia, em, relação a alguém que não toma a mesma quantidade de água.

 

beber água emagrece

Entre os incontáveis benefícios da água para o corpo está a perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

 

Beber água emagrece porque, entre outros motivos, o corpo entra em alinhamento, consegue transportar corretamente os nutrientes pelo organismo, distribuindo-os nos locais adequados e em quantidades certas.

 

Beber água emagrece por quebrar a gordura

 

Quando o corpo não está recebendo a quantidade de água necessária, ele entra em desequilíbrio, afetando seu metabolismo e o processo de emagrecimento se torna lento. Beber água emagrece também porque este líquido participa do processo de quebra da gordura, fazendo com que ela seja eliminada pela urina e impedindo que ela seja absorvida.

 

Há muitos mitos sobre o consumo de água. Mas o fato é que é indispensável beber entre 2 e 3 litros de água por dia. Outra dica é não beber água junto às refeições. O excesso de bebidas junto aos alimentos prejudica a digestão e a absorção de vitaminas e minerais. A ingestão de água ou outras bebidas durante as refeições ainda pode deixar a barriga inchada.

 

Beber água emagrece quando é consumida antes das refeições, com no mínimo 30 minutos de antecedência. Diversos estudos comprovam que criando este hábito, a pessoa acaba comendo menos, ingerindo menos calorias e consequentemente emagrecendo.

 

Beber água emagrece se você se alimenta bem

 

Como passamos um bom período de privação de água, durante o sono, é preciso se organizar para consumir a quantidade indica de água. Beba sempre antes de dormir e assim que acordar. Você também deve consumir bastante água antes e durante as práticas de exercícios físicos, especialmente se forem intensas.

 

Beber mais água no seu dia a dia é como criar qualquer outro hábito, vai exigir atenção, dedicação e sequência para que se torne parte da sua rotina. Compre uma garrafinha de água e acostume-se a andar sempre com ela.

 

Por exemplo, encha-a quando chegar no trabalho e vá tomando até a hora do lanche. Encha-a novamente e bebe um bom copo de água cerca de 30 minutos antes do almoço. Nos primeiros tempos talvez seja necessário colocar o celular a despertar para lembrá-lo.

 

No decorrer do dia, siga tomando água de golinhos, ou pelo menos um pouco a cada uma hora.  A água também pode ser um bom motivo para levantar, esticar as pernas e dar uma voltinha no escritório a cada uma hora. Avalie a melhor forma de executar este plano.

 

Mas não pense que beber água emagrece sem qualquer esforço. Para diminuir o peso é necessário cortar alguns excessos da alimentação, como açúcares, sal e gorduras. Priorize alimentos saudáveis, balanceados e integrais, coma mais frutas, verduras e proteínas magras. Além da dieta, inclua na sua rotina a pratica de alguma atividade física com regularidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!