Época de festa junina pede uma canjica light, versão daquela sobremesa doce feita à base de grãos de milho ralados. Os ingredientes podem ser encontrados prontos em qualquer supermercado, mas o preparo exige um pouco de atenção, já que o prato tende a ficar bastante calórico dependendo do que for utilizado.
Também conhecida como curau em algumas regiões do Brasil, a canjica é um mingau feito com milho. Para o preparo, é fundamental usar um milho de canjica de boa qualidade. As especiarias ficam ao gosto de quem cozinha, podendo adicionar novos sabores a um prato típico da culinária brasileira.
Junto com o bolo de milho, a pamonha e o pé-de-moleque, a canjica faz parte dos pratos que simbolizam a festa junina. Esse tipo de festejo foi trazido pelos portugueses na época da colonização. Com o passar do tempo, foi ganhando outros símbolos, como as fogueiras, e se tornou o que conhecemos hoje.
Benefícios da canjica light
Mesmo que seja uma canjica light, por ser um doce, seu consumo deve ser reduzido. A nutricionista Nadia Almeida de Souza, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que o preparo com uso de leite condensado, amendoim e leite integral são prejudiciais para pessoas que controlam o peso ou têm diabetes.
Ainda assim, a canjica light tem benefícios além da redução calórica e de açúcar. Esse alimento fornece proteína, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e gorduras benéficas para o colesterol.
Receita de canjica light
Para preparar uma versão de canjica light que não prejudica a saúde nem a dieta de quem for comer, a profissional da área de nutrição dá a receita. Confira:
Ingredientes:
– 250g de milho para canjica
– ½ xícara de chá de leite em pó desnatado
– 2 xícaras de chá de leite desnatado
– ½ xícara de chá de adoçante em pó (próprio para ir ao fogão)
– ½ vidro de leite de coco light
– 2 paus de canela
– 2 cravos da índia
– 1 colher de sobremesa de margarina light
Modo de preparo:
Coloque os grãos da canjica em um recipiente e cubra com bastante água. Deixe a canjica de molho por no mínimo 12 horas. Após o descanso, escorra a água dos grãos e coloque o restante em uma panela de pressão.
Cubra a canjica novamente com bastante água, feche a panela e leve-a ao fogo alto para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, conte cerca de 30 minutos.
Após o tempo de cozimento, retire a panela do fogo e coloque-a sob água corrente até que saia toda a pressão. Certifique-se de que é seguro retirar a tampa. Então abra e verifique se a canjica já está macia. Se estiver, escorra a água e passe o preparo para um recipiente.
Em outra panela, coloque o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco e misture bem. Em seguida, acrescente os grãos da canjica cozidos na panela, os cravos e os paus de canela e mexa.
Adicione a margarina e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo constantemente. Depois de pronta a canjica light, é só passar toda a mistura para um prato. Sirva quente ou deixe gelando por algumas horas antes de comer.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!