Dica do Nutricionista

Óleo de cozinha: saiba para que servem os diferentes tipos

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

Alimentação saudável é aquela livre de gorduras, certo? Errado. Para que o nosso corpo funcione perfeitamente ele precisa dos nutrientes encontrados no óleo de cozinha.

Para entender , é necessário saber que esses se dividem em monoinsaturadas (que baixa os níveis de colesterol ruim e não prejudica o bom) e poli-insaturadas (que baixa os níveis dos dois tipos de colesterol).

oleo-de-cozinha

Conhecer a função e os benefícios de cada variação pode ajudar a ter mais saúde à mesa. Foto: iStock, Getty Images

O óleo de cozinha é de origem vegetal e consumido com moderação consegue regular o metabolismo, auxilia no funcionamento do intestino além de fornecer energia. Os de origem animal prejudicam a saúde pois aumentam o colesterol ruim, porém o óleo de cozinha passa longe dessa característica.

Como escolher o melhor óleo de cozinha

 

A variedade de óleo de cozinha encontrada a venda é muito grande e fica difícil saber qual a diferença entre eles e para o que cada um serve. Nessas ocasiões, para muitos chefes de família, quem fala mais alto é o preço e não as propriedades.

Para que o critério de escolha seja realmente o que pode ajudar o seu organismo e não apenas o bolso, vamos explicar a diferença os óleos mais populares.

1. Óleo de soja

Se houvesse um concurso de popularidade entre os óleos, o óleo de cozinha campeão seria, sem dúvida, o de soja. Isso porque o seu preço é bastante acessível, sendo, muitas vezes, o mais barato do supermercado.

Muito além do preço baixo, o óleo de soja poderia ser amado por ser uma ótima fonte de nutrientes antioxidantes como ômega -3 e ômega- 6, ômega- 9 e vitamina E. E, para quem tem colesterol, uma notícia: ele ajuda a reduzir o colesterol ruim.

2. Óleo de canola

Esse é o que possui menos gordura saturada de todos os óleos vegetais. Portanto, é muito saudável. Ele ajuda a controlar a pressão, é um ótimo amigo do sistema cardiovascular e é uma fonte excelente de ômega-3, ômega-6 e ômega-9.

3. Óleo de girassol

Esse óleo é cheio de benefícios. Vamos começar pelo fato de ter vitaminas A, D, E e do complexo B. Também possui ômega-3, 6 e 9 e minerais. Previne doenças, é antioxidante, reduz o colesterol e ajuda a conduzir as vitaminas dos demais alimentos para o organismo.

4. Azeite de oliva

O azeite de oliva é o xodó das saladas. Isso porque o seu sabor peculiar torna tudo mais delicioso. Mas, muito mais que um toque de glamour na sua alimentação, esse azeite protege o corpo contra doenças cardíacas e até contra o câncer.

Ele acelera o metabolismo. Trocando em miúdos, se usado com moderação, pode ajudar a perder peso. Inclusive, aquelas gordurinhas que ficam acumuladas no abdômen pois tem como uma das qualidades modificar a distribuição da gordura corporal.

Óleo de cozinha: Por que evitar as frituras

 

Com tantas qualidades fica fácil ir além do preço e variar os nutrientes da alimentação. Porém, para aproveitar mais e melhor as propriedades desses óleos e azeites, evite fazer deles base para frituras.

Utilizá-lo na alimentação de diferentes formas pode te ajudar a ter uma alimentação saudável, já o processo que envolve a fritura pode alterar o produto final.

Muitos óleos vegetais perdem seus principais benefícios ao ser aquecido. Varie os tipos na utilização de saladas, peixes e até frangos, jogando um fio de óleo depois de pronto. Use sua criatividade e abuse dos nutrientes desse coadjuvante da cozinha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!