Dica do Nutricionista

Nutricionista dá dicas para você emagrecer com saúde

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

A pizza do sábado à noite, a lasanha do almoço de domingo, o sorvete com calda de chocolate de sobremesa e outras delícias da cozinha. Diante de tantas guloseimas, emagrecer com saúde torna-se um desafio diário. É preciso estar disposto a reduzir alimentos gordurosos e tomar gosto por aqueles que trazem bem mais benefícios ao organismo.

emagrecer-com-saude-doutissima-istock-getty-images

Ainda é possível diminuir algumas medidas do manequim e minimizar a gordura localizada. Foto: iStock, Getty Images

Para Juliana Marion, nutricionista clínica e estética, ainda é possível diminuir algumas medidas do manequim e minimizar a gordura localizada durante o verão. “Uma alimentação saudável aliada à exercícios físicos é essencial para quem quer entrar em forma”, garante.

Veja a seguir como eliminar quilos extras rapidamente e manter a saúde em dia ao mesmo tempo.

O que deve ser evitado

De acordo com a nutricionista, os alimentos refinados, como o pão branco, farinhas, açúcar e doces, alimentos gordurosos e frituras devem ser os primeiros a passar longe do prato.

“A ingestão de produtos ricos em gordura e açúcar, assim como enlatados, contribui para o aumento de componentes tóxicos no organismo, que, sobrecarregado, pode não dar conta de todos eles. Isso pode desencadear inflamação das células, resistência baixa, celulite, cansaço, pele opaca e peso extra”, alerta.

Juliana afirma que, mesmo que o corpo elimine naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina, o acúmulo de tais substâncias acaba por desequilibrar o organismo inteiro.

Confira em quais alimentos investir para emagrecer com saúde neste verão.

Alimentos que ajudam a emagrecer com saúde

Entre as opções que enriquecem o cardápio de nutrientes, Juliana aponta os alimentos crus, os vegetais verdes escuros, como couve, espinafre e brócolis que são ricos em vitaminas A, C, K, e do complexo B, além de cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Os alimentos integrais como arroz, aveia, semente de chia e linhaça têm ação anti-inflamatória, o que auxilia na queima de células gordurosas. Além disso, o consumo de castanhas, nozes, sardinha, atum, salmão, chá de hibisco e as frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina, também são boas opções para fugir da gordura localizada, de acordo com a nutricionista.

Entre as frutas de sabor cítrico, Juliana destaca o limão, que é rico em vitamina C é um poderoso antioxidante, o que inibe o poder dos radicais livres no combate ao envelhecimento.

Segundo a profissional, a canela, a pimenta, o chá verde e o gengibre são ótimos acompanhamentos para refeições e bebidas, pois possuem ação termogênica, o que auxilia no gasto calórico diário. “Ainda, os sucos a base de couve e espinafre apresentam a clorofila, substância que auxilia na desintoxicação do organismo”, ressalta.

Veja abaixo duas receitas concedidas pela nutricionista Juliana Marion para eliminar toxinas do corpo.

  1. Suco diurético

Ingredientes:

– 1 fatia de melancia

– 200 ml de água de coco

– 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e beber gelado.

2. Suco emagrecedor

Ingredientes:

– Folhas frescas de couve

– Espinafre

– Gengibre

– Abacaxi

– 200 ml de água de coco

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e beber gelado.