Guia do Câncer > Saúde

A Hipnose Condicionativa e o combate ao câncer

Por Redação Doutíssima 09/03/2015

O câncer é um conjunto de doenças que afeta cerca de 12 milhões de pessoas no mundo. Seu diagnostico é cercado de muito medo e dúvida por parte do paciente. E é justamente o medo da morte que leva muitas pessoas a procurarem tratamentos alternativos ou não convecionais para combater a doença, como aqueles à base de plantas, os religiosos ou os de autoconhecimento.

 

De acordo o Serviço de Oncologia Clínica do INCA (Instituto Nacional do Câncer), quase metade dos pacientes procura e usa algum tratamento não convencional durante a evolução do câncer.  Um estudo revelou que 48% dos doentes usam pelo menos um outro tipo de terapia paralelamente à quimioterapia.

 

 

hipnose câncer

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, 580 mil novos diagnosticos devem ser feitos em 2015

 

A hipnose condicionativa

 

No que diz repeito aos métodos alternativos, a hipnose condicionativa é uma das técnicas de terapia usada para tentar eliminar o câncer através da força da mente.

 

A hipnose condicionativa, criada pelo psicoterapeuta Luis Carlos Crozera, trabalha com o bloqueio dos registros mentais negativos. Ela opera em quatro vertentes: o condicionamento interno (ligado à mente e à fisiologia), o condicionamento externo (meio ambiente), o descondicionamento, e o recondicionamento de registros mentais.

 

A principal diferença da hipnose condicionativa para as outras linhas de hipnoterapia é que a nova técnica pretende resolver as dificuldades psíquicas do paciente sem mergulhar nos abismos da psique. Ela chegaria às causas dos problemas sem retomar traumas ou revivenciar os abalos emocionais (o que Crozera chama de “sofrologia”).

 

A hipnose condicionativa se aplica diretamente à recuperação do equilíbrio da saúde mental, física e até espiritual, inclusive em pacientes oncológico.

 

hipnose cancer

A hipnose combate as causas dos problemas sem retomar traumas ou revivenciar os abalos emocionais

 

De acordo com o Crozera, a hipnose não é muito respeitada por causa da imagem distorcida que as pessoas têm com relaçao a esse assunto. “Infelizmente, é grande a quantidade de charlatões que denigrem a imagem da hipnose como ciência, ministrando cursos para formar exibicionistas (shows), fazendo com que as pessoas desacreditem dessa maravilhosa instrumentação científica, como meio para resolver tantas questões que afligem a humanidade, como é o caso do câncer”.

 

Segredos para o bom funcionamento do sistema

 

1.      Manter sempre o amor próprio em alta (autoestima), as pessoas devem se amar, se aceitar e acima de tudo ser feliz.
2.      Alimentação saudável e equilibrada.
3.      Sono regular, em média 8 horas por dia.
4.      Evitar ao máximo a ansiedade excessiva, o estresse e a depressão.
5.      Ocupar o tempo fazendo o que realmente gosta, sentindo alegria e prazer.
6.      Buscar qualidade nos pensamentos (sempre positivos).
7.      Fixe apenas nas notícias e informações boas, o resto elimine.
8.      Coloque alegria na vida e muita paz, evite pessoas que carreguem vibrações negativas.
9.      Tire da vida tudo que lhe incomoda, mude as atitudes.

 

hipnose cancer

As cirurgias, a radioterapia, a quimioterapia e os transplante de medula ossea são os tratamentos convencionais no combate ao câncer

 

Outras opções de tratamento para o câncer

 

Atualmente, o tratamento do câncer pode ser feito por meio de cirurgias, radioterapia, quimioterapia ou por transplante de medula ossea. Em alguns casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

 

Os inúmeros efeitos colaterais desses tratamentos usados pela medicina tradicional têm sido uma das razões para o surgimento de métodos menos invasivos. “A Quimioterapia possui efeitos colaterais que podem ser fatais. A Radiação provocada pela quimioterapia, ao destruir as células cancerosas, também queima, fere e danifica as células saudáveis, os tecidos e os órgãos”, explica Crozera.

 

Para Crozera, a apariçao de células cancerosas esta diretamente ligada a fatores genéticos, ambientais e, principalmente no estilo de vida. “Quando o câncer se manifesta, sempre é sinal que a pessoa tem múltiplas deficiências, como as nutricionais e principalmente emocionais. Quem não tem nenhum mecanismo de fuga tem grande tendência a ter câncer. Porque a pessoa se fecha dentro dela e absorve tudo”, explica. Segundo ele, o câncer se desenvolve na região do organismo onde houve abalo emocional.

 

Crozera acredta que quando o sistema imunológico de uma pessoa é forte, as células cancerosas são destruídas pelo próprio organismo.

 

hipnose câncer

A radiação provocada pela quimioterapia pode danificar outras células saudáveis do organismo

 

Para o criador da hipnose condicionativa, o câncer é apenas um “sintoma” de um problema profundo, de cunho emocional, que a quimioterapia e a radioterapia nao conseguem tratar.

 

“Está provado que a grande maioria de todos os casos de cânceres são de origem emocional, ou seja, estão dentro da “mente”, aonde a quimioterapia, a radiação, medicamentos e bisturis não chegam. Muito pelo contrário, quando o corpo tem muita carga tóxica proveniente  da  radiação e da quimioterapia, o sistema imunológico está comprometido ou destruído, a pessoa fica exposta a vários tipos de infecções e complicações”.

 

A visão da medicina tradicional

 

Embora haja muito relato de pessoas que conseguiram combater o câncer por meio de tratamentos não convencionais, não existem evidências científicas que comprovem a eficácia dessas terapias. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica é contra o uso de qualquer tratamento alternativo de combate ao câncer, por acreditar que ele pode interferir nos resultados das terapias-padrão.

 

No caso de psicoterapias, o seu uso é recomendado em paralelo a um tratamento tradicional, com um acompanhamento médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!