Dica do Nutricionista

Aproveite as receitas com tapioca para não sair da dieta

Por Redação Doutíssima 27/06/2015

Receitas com tapioca estão muito em alta e o alimento já é facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados em todo o Brasil. Tipicamente usada no Norte e Nordeste do país, a onda fitness popularizou esse farelinho branco, que passou a fazer parte da alimentação de muitos brasileiros.

 

Conforme explica a nutricionista Tanara Stumpf Trenz, a tapioca é um alimento feito com a fécula da mandioca, que dá origem ao polvilho doce. Sem glúten, pode ser usado sem medo por quem é celíaco ou tem alguma intolerância a essa proteína encontrada no trigo, na cevada e outros grãos.

receitas com tapioca

Típica das regiões Norte e Nordeste, a tapioca é um alimento que sem glúten . Foto: iStock, Getty Images

As receitas com tapioca são ideais para café da manhã ou lanches. Essa farinha vinda da mandioca é rica em vitaminas do complexo B, que são responsáveis pela saúde mental e emocional dos seres humanos. O alimento também não contém sódio nem gorduras e é uma fonte de carboidratos.

Posso comer receitas com tapioca sempre?

Tanara ensina que apesar dos benefícios, as receitas com a goma de tapioca não são liberadas para comer à vontade. Afinal, o ingrediente é pobre em fibras, proteínas e é um alimento com alto índice glicêmico.

A recomendação da nutricionista é que apenas uma refeição ou lanche seja baseada em receitas com tapioca. Ela ainda revela que os melhores momentos para aproveitar esse alimento são quando o corpo necessita da digestão rápida de carboidratos, como antes ou depois do treino ou atividade física.

Agora, se você precisa que o lanche promova saciedade por mais tempo, a recomendação da profissional é optar por pão integral. Também fonte de carboidratos, esse contém mais fibras e é digerido mais lentamente pelo organismo. Mas cuidado: ele contém glúten e não deve ser consumido por quem tem intolerância a essa proteína.

Receitas com tapioca para comer sem culpa

As dicas da nutricionista são para variar os recheios da tapioca. Seja a sua preferência por doces ou salgados, é possível encaixar as sugestões na sua rotina e nas suas refeições.

Receitas de tapioca doce são excelentes para o café da manhã ou para quem precisa de energia rapidamente. As melhores opções para adoçar a vida são as receitas que levam:

– Banana com canela em pó

– Geléia diet do seu sabor favorito

– Morangos frescos e bem maduros

Agora, se a sua preferência é por receitas com tapioca que levam recheio salgado, a sugestão da nutricionista para manter o lanche saudável e não sair da dieta são:

– Queijo cottage com tomate picado

– Peito de peru com queijo minas

Creme de ricota

Para preparar a base das receitas com tapioca, siga as instruções na embalagem do produto. Você pode comprar a farinha já umedecida, que não precisa ficar de molho para hidratar. Uma opção mais prática para o dia a dia corrido das pessoas. A versão já pronta para consumo precisa ser guardada na geladeira e é encontrada no setor de refrigerados no supermercado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!