Exercícios

Saiba como melhorar a postura com 3 exercícios

Por Redação Doutíssima 27/06/2015

Com o dia a dia corrido, muitas pessoas esquecem que manter a coluna reta é essencial para o bem-estar ao longo da vida. Por isso, descobrir como melhorar a postura é um processo importante. Uma postura correta alinha tudo em seu corpo. Ossos, músculos, ligamentos e tendões são capazes de funcionar de forma ideal e os órgãos ficam na posição correta.

 

Como melhorar a postura: por que é tão importante?

A postura pode afetar o corpo fisiologicamente de diversas de maneiras. Uma boa postura cria um melhor alinhamento dos órgãos, reduz a indigestão, fortalece os principais grupos musculares e diminui significativamente dores nas costas e nos ombros.

como melhorar a postura

Má postura no dia a dia pode causar dores nas costas e desgaste nas articulações. Foto: iStock, Getty Images

Em contrapartida, a má postura é capaz de causar dores localizadas, reduzir a função pulmonar e dar origem a uma variedade de outras condições físicas.

 

Saber como melhorar a postura pode ajudar a evitar novos problemas de saúde. Manter o corpo em uma posição adequada reduz o desgaste anormal das superfícies articulares – uma das principais causas da artrite. Além disso, também reduz o estresse sobre os ligamentos que conectam as articulações da coluna vertebral.

 

A postura certa ainda ajuda a evitar o desenvolvimento de uma posição permanente anormal, capaz de causar problemas de disco da coluna vertebral e vasos sanguíneos e nervos constritos. Também protege as articulações da coluna de lesões e deformidades.

 

Mas afinal, existe uma postura ideal? Conforme informações do portal da Sociedade Brasileira de Reumatologia, não há um padrão do que seria a postura correta. Cada corpo tem seu próprio alinhamento. O que importa é realizar cada atividade de maneira cômoda. Ou seja, independente se você estiver sentado ou carregando uma caixa, a dor não deve existir.

 

como melhorar a postura 

Exercícios para melhorar a postura

Para quem quer um método fácil de como melhorar a postura, é possível começar com alguns exercícios. Com essa série, é possível melhorar e muito a maneira como você posiciona sua coluna no dia a dia, e logo resultados realmente surpreendentes serão notados.

 

1. Prancha

Quando se trata de melhorar a postura, um abdômen forte é fundamental. A prancha clássica é um exercício que trabalha vários músculos ao mesmo tempo. Quando feita corretamente, ela reforça vários músculos abdominais enquanto também trabalha os ombros e as costas.

 

Deite-se de bruços, com braços e pernas alinhados, cotovelos apoiados no chão – logo abaixo dos ombros – cabeça olhando para baixo. Agora, basta manter essa posição o máximo de tempo possível.

 

2. Crunch com torção

Se você quiser aprender a melhorar a postura, então você vai adorar esse movimento. Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça. Ao expirar, levante o seu ombro direito do chão, girando para a esquerda. Inspire e leve o ombro de volta para o chão. Repita no outro lado.

 

3. Pilates

Quando se trata de manter uma boa postura, estudantes de dança usam o método pilates. Para eles, postar-se corretamente é essencial. Esse é um movimento que qualquer um pode fazer para ajudar a garantir a postura adequada.

Comece deitado de bruços no chão, com os braços esticados sobre sua cabeça. Levante o braço esquerdo e a perna direita. Reduza os seus membros de volta para a posição inicial antes de repetir com o braço direito e a perna esquerda.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!