Exercícios

Veja exercícios para diminuir a porcentagem de gordura corporal

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

Muito se ouve falar em porcentagem de gordura corporal, mas poucos sabem o que ela significa para a saúde. Para o corpo funcionar corretamente é essencial ter a quantidade certa de gordura. Isso ajuda a regular a temperatura, isolar órgãos e é a principal forma de armazenamento de energia.

 

Quando há gordura em excesso, os riscos à saúde podem ser grandes, mas através de exercícios físicos é possível queimar a quantidade excedente.

porcentagem de gordura corporal

Prática de exercício é importante para diminuir percentual de gordura no corpo. Foto: iStock, Getty Images

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que a porcentagem de gordura corporal pode ser uma medida melhor do risco de doenças relacionadas com o peso do que o famoso índice de massa corporal (IMC).

 

Qual a porcentagem de gordura corporal ideal?

A porcentagem de gordura corporal ideal varia de acordo com vários fatores. Ela não é a mesma para homens e para mulheres, e também depende da idade. Segundo especialistas, o índice de gordura corporal ideal para homens deve variar entre 16 e 20%, enquanto para mulheres deve estar entre 20 e 24%.

 

Para avaliar sua composição corporal, é preciso fazer uma medição especifica, ou seja, a balança e o IMC não são as formas ideais para descobrir a porcentagem de gordura corporal. Há duas maneiras de fazê-lo, e para ambas é necessário um profissional capacitado: através das dobras cutâneas ou de um exame chamado bioimpedância elétrica.

 

Como diminuir porcentagem de gordura corporal

É possível reduzir a porcentagem de gordura corporal de duas formas: perdendo peso ou construindo músculos. E para essas duas opções, a prática de exercícios físicos é fundamental. Confira abaixo algumas atividades que podem ajudar nesse objetivo:

 

1. Cardio

 

Os exercícios de cardio são excelentes para queimar gordura ou manter peso, e é possível praticá-los todos os dias. A quantidade de atividade dependerá do seu objetivo.

Se quiser perder peso, o ideal é praticar aproximadamente cinco horas por semana. Caso deseje apenas mantê-lo, reserve mais ou menos duas horas e 30 minutos semanais. Alguns exemplos de bons exercícios de cardio são caminhadas, corridas ou ciclismo.

 

2. Resistência

Faça treinos de resistência ao menos duas ou três vezes por semana. Para isso, o ideal é ir à academia, que dispõe de todos os equipamentos necessários. Lá, é possível utilizar pesos ou máquinas. Se você não tiver tempo para isso, pode tentar em casa, fazendo exercícios que usam o peso corporal – como flexões.

 

3. Peso

Depois de começar com exercícios de cardio e aumentar a resistência muscular, uma das melhores formas de reduzir o índice de gordura corporal é aumentando o peso para construir músculos. Lembre-se que, após um período na academia, seu corpo irá se acostumar com os pesos que você utiliza, e esses exercícios já não atuarão mais na construção muscular.

 

É fácil notar quando isso acontece. Se você consegue realizar 12 a 15 repetições de forma fácil, significa que é a hora de aumentar o peso que está utilizando. Além disso, alterne os exercícios para trabalhar a maior parte dos músculos do corpo humano.

 

4. Esportes

Reduzir o percentual de gordura corporal é uma questão de saúde, passa pela prática de exercícios físicos, mas nem todos estão dispostos a ir à academia. Para essas pessoas, uma boa dica é praticar algum esporte de forma recreativa. Por exemplo, reúna alguns amigos e comecem a jogar futebol uma vez por semana.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!