Sem categoria

Conheça os benefícios da proteína isolada de soja

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

A proteína isolada de soja foi por muito tempo alvo dos mais variados mitos. Por isso, sempre houve resistência quanto à utilização, principalmente entre os homens. Acreditava-se que ela diminuía os níveis de testosterona e aumentava o nível de estrogênio, mas levantamentos recentes afastaram essa teoria.

 

O que se sabe é que esse suplemento pode ter grandes benefícios para o seu corpo, principalmente se você pratica exercícios físicos.

Normalmente, o whey protein é a referência quando se trata de suplementos para academia, principalmente pelo efeito que produz no crescimento muscular. Porém, novos estudos sugerem que a suplementação de proteína isolada de soja é tão ou mais efetiva quanto o whey protein para essa finalidade.

proteina isolada de soja

Suplemento feito de proteína da soja pode ajudar as mulheres na perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é a proteína isolada de soja?

A proteína isolada de soja é feita com uma soja 100% desengordurada. Ela passa por um processo rigoroso, que remove a maioria da gordura e dos carboidratos. Ao consumi-la, você estará ingerindo uma substância composta de 90% de proteína, quase sem gorduras ou carboidratos, e além de tudo livre de lactose.

 

Normalmente, é vendida como um pó ou shake, que pode ser simples ou com sabor. Antes de comprá-la, verifique a data de validade na embalagem do produto. Além disso, algumas marcas possuem nutrientes adicionais, como cálcio e outras vitaminas e minerais.

 

Para encontrá-la, é possível ir na seção de alimentos saudáveis do supermercado ou em uma farmácia. Porém, o mais comum é adquiri-la em lojas especializadas de produtos naturais.

 

Quais os benefícios da proteína isolada de soja?

Esse suplemento é uma excelente escolha para mulheres que desejam perder peso, principalmente para aquelas em idade um pouco mais avançada. É o que sugerem algumas pesquisas.

 

Esses estudos demonstram que, nessa faixa etária, as mulheres que ingerem suplementos de caseína aumentam a gordura abdominal, enquanto com as mulheres que tomam suplementos de soja ocorre justamente o contrário.

A conclusão é que consumir diariamente o suplemento de proteína isolada de soja auxilia na prevenção do aumento da gordura abdominal e daquela que fica logo abaixo da superfície da pele.

 

Um estudo apresentado no Congresso Americano de Medicina Esportiva revelou que, após o treino, o consumo de bebidas contendo proteínas de soja é capaz de acelerar o ganho de massa e aumentar a força se comparadas a outras fórmulas.

Além disso, esse levantamento demonstrou que a bebida feita de proteína de soja é eficaz no apoio à hipertrofia muscular.

 

A proteína isolada de soja também fornece grande quantidade e qualidade de nutrientes. Ela é formada aproximadamente por 90% de proteína, e contém quase todos os aminoácidos necessários para o crescimento.

 

Algumas pesquisas sugerem que ela ainda alivia alguns dos sintomas associados à menopausa – dentre eles, os suores noturnos e o ressecamento vaginal.

Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indica que o consumo dela melhora a densidade óssea. Conforme um artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os isoflavonoides presentes na soja também conseguem aumentar os níveis de células imunológicas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!