Estética

Onda vintage: como fazer uma tatuagem old school

Por Redação Doutíssima 03/07/2015

Tatuagem old school (escola velha) é um estilo de arte que marca a pele de muita gente. Resgatada com a onda vintage, exibe, principalmente, desenhos ligados ao mundo dos marinheiros, imagens de mulheres, corações, rosas e flâmulas.

Para os leigos, tatuagens são meros traços, mas existem muitas vertentes e técnicas. É bastante comum que os tatuadores se especializem em um design favorito e desenvolvam seu jeito próprio em cima disso.

tatuagem old school

Tatuagem old school traz muitos desenhos ligados ao universo dos marinheiros. Foto: Instagram, Reprodução

Não é apenas o traço e a mistura de cores que mudam de um estilo para outro. Assim, a tatuagem old school é composta por desenhos de navios, barcos, âncoras, velas, cordas, andorinhas, caveiras e, é claro, mulheres.

Também não é só a temática que define o estilo da tatuagem old school. Contornos bem marcados, paleta de cores limitada, pouco sombreamento e desenhos descomplicados são característicos desse estilo. A razão principal era a falta de material específico como temos hoje e a pouca prática dos artistas da década de 20.

Um dos mais famosos pioneiros na tatuagem old school é Jerry Collins, nascido em 1911, mais conhecido como Sailor Jerry. Ele foi marinheiro por algum tempo e aprendeu a desenhar na pele na Polinésia, onde tatuagens já era uma arte antiga. Quando saiu da marinha ele abriu um estúdio no Havaí onde muitos marinheiros perdiam algumas horas pintando a pele.

Tatuagem old school x new school

A tatuagem old school tem uma versão atualizada: a new school (escola nova). Apesar da mais recente se inspirar na precursora, elas são bem diferentes e é fácil distinguir uma da outra.

Também surgida nos Estados Unidos, na década de 90, a tatuagem new school tem mais profundidade, os desenhos são mais trabalhados e a temática vai além de objetos e temas relacionados com a vida no mar. Influências de arte contemporânea e pop art podem ser reconhecidas entre os desenhos.

Significados dos clássicos da tatuagem old school

Agora que você já conhece o estilo old school, basta optar por um desenho para fazer uma tatuagem dessa linha. Abaixo separamos os significados de elementos clássicos para ajudar na escolha:

 

Âncora

Símbolo da estabilidade e da força. É uma escolha clássica entre casais que querem representar essas características atualmente. Esse desenho pode ser feito no peito, nos braços ou no tornozelo.

Andorinhas

Sobrevoando o mar elas migram, encontrando novos rumos a cada estação. A vida dos marinheiros também era assim, sem saber quando seria possível voltar para casa. A tatuagem do pássaro fica bem em diversas partes do corpo.

Estrela náutica

Representa o fato de os marinheiros se guiarem pelo céu para retornar para casa. Por ser pequena, essa tatuagem old school fica bem em qualquer parte do corpo, inclusive dedos e pescoço.

Pin up

Mulheres voluptuosas com pouca roupa traziam a figura feminina para os barcos cheios de homens trabalhadores. Por exigir uma tela maior, é aconselhável tatuar desenhos como esse no braço ou na perna.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!