[the_ad_group id="16403"]
Pele

Prevenção após a tatuagem: confira os principais cuidados com a pele

Por Redação Doutíssima 29/07/2014

Por mais que seja esteticamente agradável, a tatuagem, logo depois de feita, não passa de uma ferida na pele. E, como ocorre com todas as feridas na pele, é essencial que haja certos cuidados com elas. Por isso, confira neste artigo os principais cuidados com a pele após fazer uma tatuagem.

tatuagem

Tatuagem provoca espécie de ferida na pele, exigindo muitos cuidados com a área. Foto: Shutterstock

Cuidados nas primeiras horas

Se você frequentar um tatuador profissional, que tenha cuidados mínimos de higiene, ele irá colocar uma proteção na tatuagem logo depois de fazê-la. E isso não acontece por acaso: serve para proteger a sua pele, que foi bastante machucada, de uma série de fatores, como a luz solar e as bactérias, por exemplo.

O ideal é que você mantenha a área protegida por aproximadamente 2 a 4 horas, e não caia na tentação de tirar essa proteção para ver o resultado final. Mas atenção: se a proteção do desenho for um plástico, deixe-a o menor tempo possível, já que esse material é capaz de aumentar a temperatura da ferida e fazer com que se acumule sangue nela.

Limpe a tatuagem

A limpeza da tatuagem é importante. Para isso, deve-se utilizar água corrente e sabão neutro – nem pense em sabão perfumado ou com álcool, que pode irritar a sua pele e até mesmo prejudicar o trabalho feito pelo tatuador.

É importante que, no primeiro mês, você faça a limpeza da área de 2 a 3 vezes por dia, e que use as próprias mãos para fazê-lo, evitando a aspereza de uma esponja, por exemplo. Para secar, use uma toalha ou uma gaze sem esfregar, dando pequenas batidinhas sobre o local.

Use um creme antibiótico

Durante uma semana após se tatuar, é interessante que você adote um creme antibiótico, que ajudará a prevenir infecções. Converse com seu tatuador sobre isso, porque se ele for um bom profissional terá um produto adequado para indicar.

Hidrate a zona da tatuagem

A hidratação ajuda na cicatrização da pele. O hidratante mais usado e indicado pelos tatuadores é o bepantol, mas o mais recomendável é que você converse sobre isso com o profissional que executou o trabalho. Jamais use hidratantes com perfume, álcool, ceras ou então o azeite: esses podem causar danos à tatuagem, alergias e infecções.

Cuidado com a água

Você não precisa abdicar do banho após fazer a tatuagem. Mas cuidado para não molhar demais a área onde o desenho foi feito e, principalmente, para não passar sabão ou shampoo sobre ela. Nem pense, também, em usar esponja ou toalha para esfregar o local.

Banhos de imersão, como o de piscina, não são recomendáveis por um período de três semanas, já que podem ser a porta de entrada para sujeiras e bactérias – nesse período ainda não há plena cicatrização. Além disso, é possível que danifiquem o trabalho.

Proteja-se do sol

Quando faz pouco tempo que você fez a tatuagem, expô-la ao sol provavelmente irritará sua pele e, além disso, prejudicará a coloração e o seu brilho. Então, se for sair, use um protetor solar com um filtro elevado, para uma correta proteção.

Não arranque as casquinhas

A cicatrização da área é um processo que dura algum tempo, até 2 ou 3 semanas, período que varia conforme o local e o tamanho do desenho. Deixe as casquinhas caírem naturalmente, não caindo na tentação de arrancá-las, porque isso prejudicará a cicatrização.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]