Amamentação

Tire suas dúvidas e veja dicas sobre o desmame noturno

Por Redação Doutíssima 03/07/2015

Muitos pais têm dúvidas sobre o desmame noturno. É compreensível, já que estão ansiosos para voltar a aproveitar as noites de sono tranquilo e sem interrupções, tendo a certeza de que o bebê não está passando fome.

 

Lembre-se que dormir à noite é um marco de desenvolvimento que difere de criança para criança. Em algum momento, seu filho vai dormir durante a noite – mesmo se você não fizer nada para incentivá-lo.

desmame noturno

O desmame no período da noite precisa ser realizado de forma gradual e calma. Foto: iStock, Getty Images

 

Meu bebê está pronto para o desmame noturno?

A amamentação é uma ferramenta incrível para fazer as crianças dormirem. Quando elas acordam à noite, o aleitamento materno também é a maneira mais rápida para levá-las novamente ao sono.

 

Um estudo da Universidade Deakin, na Austrália, concluiu que a amamentação está associada ao aumento da vigília noturna. Isso pode ser necessário para garantir a amamentação contínua até os seis meses. Porém, evidências sugerem que esse tempo menor de sono é temporário, tendo a possibilidade de logo se estabilizar.

 

Segundo um estudo da Academia Americana de Pediatria, embora seja verdade que bebês alimentados com mamadeira acordem com menos frequência durante a noite que os amamentados, não há diferenças na quantidade total de sono. Depois dos seis meses de vida, já não existem diferenças nas habilidades do sono.

 

Aliás, muitos especialistas afirmam que crianças já não necessitam de alimentação noturna depois de seis meses de vida. É nessa idade que elas passam a consumir mais calorias durante o dia, suficientes para que consigam dormir cinco ou seis horas à noite.

 

Desmame noturno: como incentivar?

Se você acha que seu filho realmente está no momento correto para o desmame noturno e quer iniciar o processo, algumas dicas são úteis.

 

1. Cuide da alimentação diurna

À medida que criança se desenvolve, começa a se tornar mais ativa e não come conforme necessita. Isso ocorre em razão de distrações, e ela procura compensar à noite. Procure proporcionar um momento calmo e sem qualquer distração durante a alimentação diurna.

 

2. Faça um processo gradual

Não pense que seu filho se adaptará ao desmame noturno de uma só vez. Comece aos poucos, oferecendo o peito por menos tempo, ou então aumente os intervalos entre cada mamada.

Além disso, dê bastante carinho antes dele pegar no sono, mesmo que ele não esteja amamentando. Dessa forma, ele pode associar seu carinho ao sono, e não à amamentação.

 

3. Não inicie o desmame noturno em um período de transição

Se você vai voltar ao trabalho ou terá menos tempo com seu filho durante o dia, procure não fazer o desmame noturno nesse período. Procure uma época calma e sem mudanças na rotina para compensá-lo com mais atenção e carinho. Certamente ele irá se sentir mais conectado a você e não precisará dessa atenção à noite.

 

4. Peça ajuda

Se é você quem sempre dá atenção ao bebê quando ele acorda durante a noite, ele irá associar em sua mente que a amamentação e a mãe são seu conforto.  Para quebrar essa associação, uma boa ideia é pedir para o pai suprir a necessidade por atenção durante a noite. Logo ele irá se acostumar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!