Amamentação

Como tirar a mamada da madrugada: dicas ajudam as mamães

Por Redação Fortíssima 27/12/2015

O sono é algo geralmente tão precioso e limitado quando se tem um bebê em casa. Uma das principais preocupações de muitos papais é saber quando os pequenos irão dormir durante toda a noite e como tirar a mamada da madrugada.

Mas o sono é um “processo em andamento” no primeiro ano de vida do bebê – ou seja, não há uma resposta óbvia e fácil.

como-tirar-a-mamada-da-madrugada-doutissima-istock-getty-images

Leite materno noturno é rico em substâncias que ajudam na indução do sono. Foto: iStock, Getty Images

Importância do aleitamento materno noturno

Muitos se perguntam o porquê de o bebê não conseguir dormir a noite toda e querer mamar frequentemente. É preciso entender que o sono é bastante importante para a saúde mental da mãe, servindo para diminuir o risco de depressão pós-parto – de acordo com um estudo da Universidade de Bergen, Noruega.

A primeira coisa que você precisa saber é que a amamentação ajuda na quantidade de sono. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, mamães que amamentam conseguem dormir de 40 a 45 minutos a mais por noite, se comparadas com aquelas que usam fórmula na alimentação do bebê. Mas existem ainda motivos mais importantes relacionados à amamentação noturna.

Os bebês nascem sem os ritmos circadianos estabelecidos – ou seja, não conseguem distinguir dia de noite, levando vários meses para desenvolver seus próprios ciclos. Eles tampouco produzem sua própria melatonina – hormônio indutor do sono –, que nos primeiros meses é fornecido pelo leite materno.

Cientistas do Rambam Medical Center, em Israel, acreditam assim que o leite materno é capaz de auxiliar os bebês a desenvolver seus próprios ciclos circadianos.

O leite materno noturno ainda é rico em outras substâncias que aumentam a capacidade mental de indução do sono. Conforme uma pesquisa da Universidade de Notre Dame, ele contém mais triptofano – um aminoácido de indução de sono. Ele é um precursor da serotonina, hormônio crucial para o funcionamento e o desenvolvimento do cérebro.

Em outras palavras, é importante amamentar o bebê durante a noite. Até quando? Alguns especialistas acreditam que o desmame pode começar quando o bebê atinge cerca de quatro a seis meses de idade. É aconselhável conversar com o pediatra para ajudar nessa decisão.

Dicas de como tirar a mamada da madrugada

Aqui estão algumas dicas práticas de desmame noturno para seu bebê:

  • Oferecer alimentação extra para o seu bebê à noite para evitar a fome durante o sono é uma boa ideia. Você também pode dar uma alimentação final antes de ir dormir.
  • Evite o desmame noturno durante os períodos de transição, tais como férias ou quando você retorna ao trabalho. Se você trabalha durante o dia, fique mais com seu bebê quando estão juntos para que ele não vá procurar conforto durante a noite.
  • Peça ao seu parceiro para ajudar a confortar o bebê à noite, quando ele chora. Seu perfume ou o cheiro do leite materno pode fazê-lo querer se alimentar. Você também pode colocar o berço do bebê do lado do seu parceiro.
  • Elimine as mamadas gradualmente para confortar o bebê e dizendo-lhe para dormir. Os bebês geralmente reclamam por duas noites enquanto se adaptam ao desmame. Caso ele continue chorando várias noites consecutivas, tente novamente após uma semana.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!