Saúde Mental

Oniomania: saiba quando as compras compulsivas viram doença

Por Redação Doutíssima 04/07/2015

Compulsão por compras tem um nome: oniomania. Assim como qualquer comportamento compulsivo, é um problema que pode afetar a vida social de quem o desenvolve e comprometer diferentes relações, além de causar impacto financeiro.

 

Oniomania deve ser levada a sério

Conforme Denise Regina Quaresma da Silva, professora de psicologia da Universidade Feevale, a oniomania é um transtorno psiquiátrico compulsivo. “A compulsão induz a pessoa a fazer gastos desnecessários que resultam em prejuízos financeiros, sociais e familiares aos indivíduos acometidos”, afirma.

oniomania

A compulsão por compras muitas vezes é usada para superar angústias e frustrações. Foto: iStock, Getty Images

Um estudo publicado na revista World Psychiatry em 2007, conduzido por Donald W Black, indica que 5,8% da população nos Estados Unidos é acometida por esse transtorno. O estudo ainda indica que não há uma personalidade padrão entre as pessoas que desenvolvem a compulsão por compras, ou seja, pode atingir qualquer pessoa.

A pesquisa também relata que a tendência da oniomania  é ocorrer em famílias que já apresentaram casos anteriormente, principalmente quando há distúrbios de humor ou uso de substâncias.

Denise associa o transtorno a outras apresentações similares. “A compulsão pode ser migratória, pode trocar de objeto, deixando de ser por compras e passando a ser por sexo, jogos, comida, internet, drogas e bebidas”, ressalta.

O transtorno também tem diferentes padrões de apresentação. O comprador pode ter fixação por um tipo de objeto e adquirir muitos itens ou versões desse. Também pode ter uma compulsividade por preços baixos e achar que não pode deixar de aproveitar algo que custa tão pouco, mesmo que não precise.

Causas da oniomania

A diferença entre alguém que compra muito e um caso de oniomania é a intensidade das ocorrências. Quem tem esse distúrbio compra para compensar angústias e sentimentos de inferioridade e superar as frustrações, segundo a professora da área de psicologia.

Imediatamente após adquirir o objeto desejado, um sentimento de vazio e insatisfação volta a aparecer e faz com que a pessoa se sinta culpada, com uma ressaca moral. “Tomada por esse sentimento, ela volta a consumir desmedidamente, repetindo-se o ciclo”, diz.

Como tratar a compulsão por compras

O estudo de Black informa que não existe um tratamento específico e padronizado nos casos da condição. Denise deixa claro que a pessoa que sofre com esse transtorno precisa de acompanhamento psicoterápico e que, em alguns casos, é necessário o uso de medicação.

Além desses, a pessoa acometida pode obter ajuda na transposição do problema com aconselhamento financeiro, terapia de casal e grupos de apoio.

 

A professora da área de psicologia ainda menciona que é comum a oniomania estar associada a outros transtornos psiquiátricos. Ela cita depressão bipolar, transtorno de personalidade borderline e transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros.

 

Mesmo que você não tenha tendências ao transtorno, é possível fazer compras de uma maneira saudável para a sua mente e para o seu bolso. Veja as dicas:

1. Pagamento

Pague preferencialmente em dinheiro ou no débito.

2. Lista

Faça listas de compras e se atenha aos itens da lista.

3. Cartões

Apenas um cartão de crédito é suficiente e deve ser usado somente em emergências.

4. Promoções

Evite lojas de desconto e outlets. Quando for a um desses locais, separe uma quantidade específica de dinheiro e não gaste mais do que o previsto.

5. TV e internet

Não assista a canais de compras na TV. Além disso, não navegue por sites com lojas online cheias de ofertas convidativas para produtos que você não precisa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!