Sem categoria

Sh’bam: opção descontraída e divertida que ajuda a emagrecer

Por Redação Doutíssima 09/07/2015

Se você já é adepta da zumba desde que ela apareceu nas academias, então vai gostar do sh’bam, uma dança que está fazendo o maior sucesso por seu ritmo contagiante e alto gasto calórico.

 

O nome vem de uma expressão que, em inglês, significa “explosões” ou “fogos de artifício”. E faz todo o sentido, já que os movimentos da dança são simples, mas intensos e divertidos.

sh'bam

Modalidade de dança é excelente exercício cardiorrespiratório e ajuda a emagrecer. Foto: iStock, Getty Images

Caso você ainda não conheça a modalidade ou uma academia que a ofereça, fique tranquila. Aos poucos, ela vem ganhando espaço no Brasil pelos resultados que oferece.

 

Uma aula de 45 minutos proporciona 500 calorias queimadas, tudo sem ficar parado e zero de monotonia. Quer descobrir a estrela que existe em você sem passar vergonha? Conheça o sh’bam e comece a dançar.

 

Como funciona a aula de sh’bam?

Através de movimentos simples e ritmados, o sh’bam se desenvolve a partir da música, que vai orientando todos os exercícios. Coordenada por um instrutor, a dança combina pop, hip hop e sucessos nacionais e internacionais contemporâneos.

 

As coreografias seguem as batidas e ritmos das canções. O ideal é que os alunos participem e se permitam experimentar com liberdade e alegria cada passo.

 

Diferente da zumba, que explora mais os ritmos latinos, como cumbia, reggaeton, salsa e merengue, o sh’bam segue outra vertente musical, que permite elaborar danças mais soltas e simples. Porém, a energia gasta não é pouca, então é necessário preparo físico para o treino cardiorrespiratório que a modalidade proporciona.

 

A dança é recomendada para qualquer público e idade, sem contraindicações. O pré-requisito é gostar de música e movimento. Por motivos de segurança, as gestantes precisam sempre solicitar exames ao médico e pedir uma recomendação para praticar.

 

Criado pela Body Systems Latin America, a modalidade, em sua forma original, deve ser ensinada por um profissional treinado por essa companhia, sempre em academias licenciadas. Por isso, informe-se e encontre um local seguro e bem avaliado para dançar sem preocupações.

 

Corpo e mente fortalecidos com sh’bam

Não é só o bumbum, as coxas, o abdômen e os braços que ficam mais firmes com a dança. O sh’bam melhora diversas capacidades do corpo, sendo excelente para reduzir o colesterol e regular a pressão arterial. Além disso, aumenta a capacidade aeróbica e faz bem ao coração tanto durante os movimentos como em repouso.

 

A gordura do corpo é queimada mais rapidamente com a elevação da temperatura interna, o que também torna mais eficiente a absorção e uso do oxigênio. Coordenação motora, agilidade e aprimoramento da densidade óssea são outros benefícios do sh’bam, que ainda ativa as funções cerebrais e combate o envelhecimento precoce.

 

Se o seu objetivo é dançar para eliminar as gorduras do corpo, é recomendável frequentar as aulas de dança entre duas e três vezes por semana, com um dia de descanso entre elas. Nesses intervalos, faça exercícios fortalecedores ou musculação. Depois do terceiro mês, já é possível perceber a melhora no sistema cardiovascular.

 

Para evitar complicações, faça alongamentos antes de dançar, use roupas leves e confortáveis para facilitar a transpiração e respeite seu condicionamento físico para não se exceder.

 

Alimente-se com moderação e não vá às aulas em jejum para evitar falta de energia. Com esses cuidados e muita disposição, já dá para cair na dança.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!