Exercícios

Conheça 6 fatores que podem impactar no resultado da musculação

Por Redação Doutíssima 17/09/2014

Você já está treinando há algum tempo e ainda não obteve o resultado esperado? Ou você quer começar a treinar e deseja ver rapidamente os reflexos desse novo estilo de vida? A resposta para todas essas perguntas passam, além da óbvia dedicação e do necessário esforço, por ter conhecimento dos fatores que podem afetar o resultado da musculação. Confira nesse artigo o que pode impactar no sucesso da sua malhação.

resultado-da-musculação

Aquecimento, alongamento e moderação são essenciais para otimizar a malhação. Foto: Shutterstock

6 fatos importantes sobre o resultado da musculação

1. Aquecimento

Alguns acreditam que não é necessário fazer aquecimento antes de iniciar o treino de musculação, mas isso é um erro. Portanto, chegue aproximadamente uns 5 ou 10 minutos antes da hora que você deseja começar a treinar e faça um trabalho aeróbico.

Uma caminhada ou corrida na esteira, por exemplo, pode aquecer os músculos e assim tirar o máximo proveito do seu treino. Acredite, isso pode afetar o resultado da musculação.

 

Você encontra mais dicas sobre musculação no Fórum Doutíssima

 

2. Vá com moderação

Esse fator impacta mais nos iniciantes quanto ao resultado da musculação. Não adianta querer “começar com tudo” na musculação. Nosso corpo precisa de um tempo de adaptação à nova rotina.

Assim, o mais indicado é ir aos poucos, fazer um período de condicionamento, antes de entrar no ritmo que considera desejado. Esse conselho vale também quando você retoma os treinos depois de bastante tempo de inatividade, como ocorre nas férias, por exemplo.

3. Faça os movimentos corretamente

Não é à toa que para cada aparelho ou exercício da musculação existe um movimento correto. Se você não os respeitar, tenha certeza, isso irá afetar o resultado da musculação.

Para aprender corretamente, você deve pedir a ajuda dos profissionais da academia, que poderão orientar corretamente os exercícios e corrigir eventuais erros nos movimentos.

De maneira alguma tente simplesmente copiar aqueles que parecem mais experientes na academia. Tenha em conta que um exercício mal feito pode levar a um trabalho muscular menos eficaz, ou produzir dor.

4. Alongamento

Alguns fazem pouco caso dele, mas ele é importante e pesa no resultado da musculação. O alongamento impacta sobre a força e a massa muscular e além disso favorece a recuperação. Alongue-se, pelo menos, depois do treino. Cada postura de alongamento não deve durar mais do que 30 segundas.

5. Período de descanso

Os períodos de descanso são importantes e devem ser respeitados, do contrário isso facilitará o aparecimento de lesões. Vale até mesmo cronometrar os períodos de descanso entre as séries para garantir que você os respeite. É importante também variar os grupos musculares trabalhados. Peça orientação ao seu professor.

6. Alimentação

Não é apenas no treino que você deve cuidar dos fatores que influenciam o resultado da musculação. Esteja atento à sua alimentação, que deve ser completa e balanceada para você ter todos os elementos necessários.

Além disso, a utilização de complementos alimentares deve ser feita de forma apropriada, com bastante cautela, e de preferência sob a orientação de um profissional.

Lembre-se que, dependendo da sua alimentação, os complementos são desnecessários, e tomá-los pode sobrecarregar o organismo e, principalmente, o sistema renal. Caso tenha dúvidas, procure um professor de educação física ou um nutricionista para maiores informações.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!