Sem categoria

Coaching de Emagrecimento: o profissional certo para te manter na linha

Por Nivia Cecchi 16/05/2014

Muitas pessoas começam de forma séria uma dieta ou atividades ara emagrecer, mas nem sempre continuam. O coaching de emagrecimento pode ser a solução nestes casos. 

 

coaching de emagrecimento

 

“Sou o que penso, então posso ser o que eu quiser…” 

Você acorda determinada numa segunda-feira de verão, com o sol brilhando lá fora, se olha no espelho, não gosta da imagem que reflete e diz para você mesma e para o mundo “hoje irei iniciar uma dieta, irei me matricular em uma academia e procurar uma Nutricionista”.

A dieta começou bem na segunda, mas terminou na quinta da mesma semana, assim que um grande “sabotador” apareceu. Entenda por sabotador tudo aquilo que te impede de se manter na dieta: festas, happy hour, jantar com amigos, estado emocional alterado (alegria ou tristeza), críticas de outras pessoas, etc.

Você até se matriculou na academia, mas quase nunca encontrou tempo para praticar as atividades. Conseguiu ir à consulta com uma Nutricionista, mas sempre será muito trabalhoso e caro seguir todo aquele cardápio. E num piscar de olhos você já voltou para o padrão de antes, e esse ciclo torna-se vicioso e difícil de ser dominado.

Agora convido você a refletir e responder as seguintes perguntas: porque você quer emagrecer? Para que? Para quem? Quais são suas maiores dificuldades? Porque você não consegue se manter na dieta? Porque não consegue mudar seus hábitos alimentares? Porque não consegue ter animo para realizar atividades físicas? Porque não encontra tempo? Porque não se sente motivado? Porque não consegue se manter magro?

Serão inúmeras e variadas as respostas, ou talvez você nem as tenha. Mas uma coisa é certa: você não conseguirá sair do lugar nem se mover de verdade em direção a sua meta. Sabe por quê? Porque você precisa encontrar a “motivação” real, verdadeira, que te fará seguir o caminho e só enxergar um único objetivo, sem tropeços, sem impedimentos, sem boicotes.

Se você conseguir fazer esta descoberta sozinho, parabéns! Continue no caminho e não desista. Mas muitas pessoas não conseguem, sentindo-se desanimadas e não sabem como nem por onde começar e mais uma vez acabam desistindo.

E se você encontrasse um profissional capacitado, com técnicas especificas para de dar a mão nessa jornada e fazer com que você atinja seu tão esperado objetivo? Mesmo assim você desistiria? Se a resposta for não, então um passo já foi dado na direção da sua meta. Porque primeiro você precisa aceitar que precisa de ajuda e acreditar que um profissional capacitado possa conduzi-lo nesse caminho.

 

Coaching de emagrecimento

 

O profissional certo para te manter na linha é um “Coach”! Trata-se de uma pessoa com capacidade e formação para conduzir o processo que se chama “Coaching” e você que passará pelo processo será chamado de “Coachee”.

Com este coaching de emagrecimento você poderá atingir a sua tão sonhada meta, seja ela emagrecer, manter-se magro após a dieta, uma reeducação alimentar, manter-se no treino, ter uma vida mais saudável, ou seja, qualquer objetivo que esteja relacionado ao bem estar e qualidade de vida.

No processo de coaching de emagrecimento serão trabalhadas questões como compulsão alimentar, Autopercepção, reconstrução da autoimagem, aspectos motivacionais, etc.

O papel do Coach será também ajudar seu cliente a descobrir seus valores, crenças, missão de vida, e motivações. Tendo posse dessas descobertas a pessoa saberá qual o real significado do emagrecimento na sua vida, só assim ela irá conseguir se manter motivada e a não desistir da sua meta. Importante deixar claro que esse processo não inclui prescrição de dietas, exercícios físicos ou diagnósticos. Por isso o trabalho multidisciplinar com Nutricionista e Educador Físico é de extrema importância.

Em algumas sessões o Coachee já será capaz de perceber uma maior facilidade para se manter na dieta, e, consequentemente, perder peso. Isso acontece através da identificação dos “sabotadores” e da mudança do seu padrão comportamental, que tem como reflexo todo o trabalho de identificação de seus valores e crenças.

Tratamento 

O trabalho se inicia com a “Roda da Vida”, onde o Coachee irá ter consciência do seu grau de satisfação e insatisfação em diversas áreas da sua vida, como finanças, relacionamento, saúde, profissional, entre outros. Pois qualquer insatisfação em outra área da sua vida poderá afetar direta ou indiretamente na sua meta de emagrecimento. Após definir a meta a ser alcançada Coach e Coachee irão caminhar juntos na direção desse objetivo.

Através de sessões individuas e semanais, com duração de 1 hora, o Coachee sairá da sessão sempre com um plano de ação com o foco no seu objetivo final. Desta forma a sessão foi concluída, mas o Coachee se mantem e motivado na direção da sua meta.

Totaliza-se 10 a 12 sessões e caso seja necessário serão realizadas sessões quinzenais ou mensais de manutenção. O sucesso desse trabalho está relacionado diretamente ao engajamento do Coachee com sua meta, sendo o Coach um instrumento que o conduzirá nessa jornada.

Benefícios para o Coachee: 

– Enxergar o processo de emagrecimento de outra maneira, sem sofrimentos e privações;

– Identificar e reagir contra os pensamentos sabotadores;

– Mudar comportamentos em benefícios da dieta;

– Ter hábitos mais saudáveis, sem que eles sejam vistos de forma negativa;

– Eliminar interrupções no processo de emagrecimento, para que não haja o famoso efeito sanfona;

– Melhora da autoestima, socialização, o que lhe trará benefícios emocionais imensuráveis;

– Uma descoberta incrível de si mesmo, que trará benefícios para sua vida como um todo.

Somos responsáveis por aquilo que criamos em nossas vidas, sejam elas coisas boas ou ruins. Traga essa responsabilidade para suas mãos e se de essa oportunidade, faça diferente, reinvente-se, supere-se, acredite, com força, coragem, determinação e paciência todos nós somos capazes de atingir um grande sonho, qualquer que seja ele.

Só depende de uma pessoa: Você! 

MOTIVAÇÃO + FOCO = RESULTADO

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso