Gestante

Asma na gravidez: conheça fatores que agravam o problema

Por Redação Doutíssima 24/07/2015

Problemas respiratórios sempre causam preocupação, mas há situações em que é preciso redobrar os cuidados. A asma na gravidez é um desses casos. Essa complicação não é desencadeada pela gestação, mas para quem já tem essa propensão, a asma pode piorar nessa fase.

 

De acordo com o médico ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, na gravidez, para 30% das mulheres a asma melhora, para 30% piora e para 30% permanece inalterada.

asma na gravidez

Poeira, perfumes e alérgenos podem desencadear crise de asma em gestantes. Foto: Shutterstock

 

Causas da asma na gravidez

A asma na gravidez normalmente está associada a uma maior sensibilidade da mulher a uma série de produtos, de cheiros, de comidas. “Ou seja, a gestante pode ter mais reações alérgicas porque a imunidade dela está um pouco mais debilitada, e isso pode desencadear mais as crises”, diz .

Então, determinados cheiros, poeiras, alimentos e outros fatores podem mexer com o sistema imunológico da grávida e desencadear uma crise asmática.

 

Para controlar a asma na gravidez, Mantelli indica a inalação, que pode ser realizada somente com soro fisiológico ou também com algumas medicações, como os broncodilatadores. “E até com medicamentos endovenosos ou intramusculares próprios para o tratamento da asma”, comenta o obstetra.

 

asma na gravidez 

Riscos da asma na gravidez

É comum pensar que qualquer complicação pode ser potencializada durante a gestação, inclusive a asma na gravidez. No entanto, de acordo com Mantelli, os riscos, se não forem tratados, são os mesmos de uma mulher que não está grávida.

Vão ocorrer riscos da falta de oxigenação das crises pelo broncoespasmo, podendo muitas vezes até ser severo demais. “No caso da grávida, isso se agrava ainda mais, pelo fato de que se faltar oxigenação para ela, vai diminuir o fluxo de oxigênio pela placenta para o bebê, e isso pode levar a um consequente sofrimento fetal”, completa.

Assim, o melhor caminho se a grávida já tem propensão à doença, é prevenir as crises de asma na gravidez. Essa prevenção inclui evitar os alérgenos, que são os mecanismos que desencadeiam uma crise asmática. Então, o ideal é ficar longe de pó, locais fechados há muito tempo, roupa que está guardada etc.

“Também é bom evitar fazer o uso de cheiros, perfumes e coisas que não está habituada, pois isso pode desencadear crise de asma”, alerta o médico obstetra.

 

Dê atenção especial à cama para prevenir as crises asmáticas. O tecido da roupa de cama pode desencadeá-las, assim, dê preferência a edredons no lugar de cobertores de lã, por exemplo.

Os cobertores soltam pelos e desencadeiam reações alérgicas. Além disso, use capas antiácaros tanto no colchão quanto no travesseiro, e lave as roupas de cama regularmente.

Fique longe do cigarro. A fumaça de outra pessoas que estejam fumando, além de ser prejudicial por um série de fatores, é ainda pior para a grávida e para quem tem asma. Da mesma forma que roupas de cama inadequadas, o cigarro pode desencadear crises fortes no aparelho respiratório.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!