Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar asma alérgica

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

A asma alérgica é uma das doenças crônicas mais comuns em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundia de Saúde, ela acomete cerca de 235 milhões de pessoas em todo o planeta. Só no Brasil, estima-se que cerca de 10% da população sofra com o problema. Para amenizar os sintomas dessa condição, há uma série de remédios naturais que podem ser tentados.

 

asma-alergica

Remédios naturais e caseiros amenizam os sintomas da asma alérgica. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a asma alérgica

 

A doença afeta as vias respiratórias nos pulmões. Como tem fundo alérgico, os sintomas aparecem devido à inflamação das vias respiratórias, que, durante a crise de asma, ficam estreitas, inchadas e sensíveis, dificultando a passagem do ar para dentro e fora dos pulmões. A asma alérgica não tem cura, mas pode ser tratada para que os sintomas interfiram o menos possível na qualidade de vida de quem convive com a doença.

 

Cerca de 80% das pessoas com asma sofrem crises quando expostas a alguma substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear uma crise. Isso acontece quando esses agentes chegam aos brônquios.

 

Entre os alimentos mais comuns associados aos sintomas da asma alérgica estão os ovos, o leite de vaca, amendoins, soja, trigo, peixe, crustáceos, saladas, frutas frescas e alguns conservantes e aditivos acrescentados nos alimentos industrializados. Assim, o ideal é manter uma alimentação saudável, contando com alimentos funcionais e dicas naturais e medidas para combater as crises.

 

Chás para tratar a asma alérgica

 

Unha de gato

 

Analgésico e anti-inflamatório, este chá ajuda a acalmar o desconforto da inflamação respiratória causada pela asma alérgica.

 

Arnica paulista

 

Esta erva tem propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias e broncodilatadoras. A dosagem deve ser observada – não se deve tomar em excesso. Beba no máximo três xícaras da infusão por dia.

 

Eucalipto

 

Pode ser ingerido à vontade. Além de refrescante, pode ser bebido quente ou frio. Ferva um litro de água e despeje sobre quatro colheres de sopa de folhas secas de eucalipto picadas (se forem folhas verdes, deve ser o dobro da quantidade) e deixe o recipiente tampado por 15 minutos. Tome uma xícara a cada duas horas.

 

Xaropes para tratar o problema

 

Flor de bananeira

 

Bastante popular no nordeste do Brasil, o xarope é feito com a flor, também chamada de umbigo da bananeira, retirada do inferior do cacho de bananas ainda no pé. Para fazer a receita, você vai precisar de um umbigo de banana médio ou dois pequenos e 1kg de açúcar mascavo.

 

Coloque numa travessa de vidro uma camada de açúcar e uma camada de pedaços pequenos da flor de banana cortada, intercalando essas camadas até que a última seja de açúcar. Essa mistura deve ser colocada no sol por dois dias, então vai virar um melado. Nesse ponto, coe o xarope e coloque-o em um vidro com tampa para que sejam ingeridas duas colheres por dia – pela manhã e à noite -, durante quinze dias.

 

Remédio com abóbora

 

Esta receita é do Sul do país. O xarope é feito com as sementes de abóbora, ricas em substâncias anti-inflamatórias que conseguem diminuir a inflamação dos brônquios, facilitando a passagem do ar para pacientes em crise de asma alérgica.

 

Você vai precisar de 60 sementes de abóbora, uma colher de mel, uma xícara de água e 25 gotas de própolis. Descasque as sementes, removendo a parte mais resistente, junte com o mel e a água. Bata tudo no liquidificador e depois adicione o própolis. É recomendada a ingestão de uma colher (de sopa) deste xarope, de quatro em quatro horas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!