Fertilidade > Gestante

7 Perguntas e respostas sobre a infertilidade

Por Redação Doutíssima 18/01/2014

1. Quando preocupar-se com a infertilidade?

Durante a tentativa de engravidar, a probabilidade da gravidez acontecer durante o primeiro mês de tentativa é de cerca de 25%. No final do primeiro ano, cerca de 90% dos casais terão concebido. Caso você fique entre os 10% que não conseguiram engravidar, é preciso procurar auxílio médico especializado. Então, após 1 ano de tentativas sem sucesso, o casal tem um sinal de que deve se preocupar com a fertilidade. Contudo, o casal deve ficar ainda mais atento e buscar auxílio médico antes de começar a tentar engravidar caso a mulher tenha mais de 35 anos de idade, tenha histórico de doença pélvica inflamatória, endometriose, aborto, ciclos menstruais irregulares ou o homem tenha baixa contagem de espermatozoides.

 

2. Como é definida a infertilidade? 

A falha em conceber depois de 1 ano de relações sexuais não protegidas é, geralmente, definida como infertilidade. Este problema afeta entre 15 e 20% dos casais em idade reprodutiva.

 

Quando-a-gravidez-não-vem-12.03.123. O que é a infertilidade sem causa aparente?

Apesar de toda a evolução científica nos dias atuais, cerca de 10% dos casais que passam por inúmeras baterias de testes não têm causa demonstrável de infertilidade. Esses casais são classificados como tendo infertilidade sem causa aparente.

 

4. O consumo de anticoncepcional por longo tempo pode deixar a mulher infértil?

Mesmo fazendo uso ininterrupto de pílulas anticoncepcionais por mais de dez anos, uma mulher não põe em risco ou modifica sua fertilidade natural. Contudo, após um longo período de uso da pílula anticoncepcional, o ciclo menstrual levará um tempo mais longo para ser regulado. Isso pode fazer com que a mulher espere a regulação do ciclo para começar a tentar engravidar ou, se ela já começa a tentar, ela vai demorar um pouco mais para conseguir.

 

5. O que é fertilização in vitro?

A fertilização in vitro é um tipo de fertilização artificial muito utilizada pela medicina, no qual os óvulos da mulher são expostos aos espermatozoides do homem em laboratório, no interior de uma estufa que imita o organismo feminino. Ocorre, a fertilização. Após 2 ou 3 dias, este pré-embrião é colocado na cavidade uterina da futura mãe para que ele possa se implantar para enfim ocorrer a gravidez.

 

6. Os tratamentos de infertilidade sempre resultam em gestações múltiplas?

É verdade que a probabilidade de ter uma gestação múltipla é maior entre as mulheres que passam por tratamentos de fertilização. Contudo, a maioria dos tratamentos resulta em nascimento de um único bebê.

 

7. É possível reverter a infertilidade antes de tentar uma fertilização artificial?

É preciso combater os fatores secundários que contribuem para a infertilidade antes de buscar tratamentos médicos. Questões como a obesidade e o uso de drogas como o tabaco, por exemplo, devem ser combatidos pelo casal que busca engravidar. As vezes, algumas mudanças de hábitos já aumentam a fertilidade do casal. A obesidade faz o corpo aumentar a produção dos hormônios do outro sexo, por isso homens obesos tem maiores quantidades de hormônios femininos e mulheres obesas têm mais hormônios masculinos do que o normal. Já os componentes do cigarro prejudicam o sêmen e o movimento das trompas. Casais que passaram por laqueadura ou vasectomia podem revertê-las através de procedimentos cirúrgicos. Porém, quanto mais tempo tem a vasectomia, mais difícil é para revertê-la.