Dica do Nutricionista

Conheça alimentos ricos em gorduras trans e fique longe deles

Por Redação Doutíssima 04/08/2015

Você já deve ter visto na prateleira do supermercado rótulos com um aviso “livre de gorduras trans”. Se você dá preferência para esses produtos, saiba que está mantendo um ingrediente nada saudável longe da sua dieta.

O que são as gorduras trans?

Ana Paula Laurindo, nutricionista com especialização em Nutrição Clínica Funcional, explica que as gorduras trans são produzida a partir de um processo de hidrogenação de um óleo vegetal. Isso é feito porque o óleo é líquido e para fazer a margarina, por exemplo, ele precisa ficar em estado sólido em temperatura ambiente.

gorduras trans

Gordura presente em fast foods aumenta chances de doenças cardiovasculares. Foto: iStock, Getty Images

“Essa técnica foi desenvolvida pela indústria de alimentos para dar melhor textura, crocância e sabor, aumentando o tempo de vida dos produtos na prateleira do supermercado”, informa a nutricionista.

Margarina, biscoitos, wafers, sorvetes, produtos de panificação, como bolos, tortas, coberturas e grande parte dos fast foods têm gorduras trans como ingrediente no preparo.

A tabela nutricional desses produtos também pode citar gordura hidrogenada, feita do óleo vegetal que passa também por um processo de hidrogenação para mudar o estado de líquido para sólido. A diferença entre os dois é o formato da cadeia de moléculas.

Gorduras trans prejudicam a saúde?

Se isso já não tinha ficado claro ainda, de modo bem simples e rápido: sim, as gorduras trans fazem mal para a saúde. Ana Paula fala que esse tipo de gordura não é essencial para a saúde e que não traz nenhum benefício.

Ao contrário, promove o aumento do colesterol ruim no organismo e a diminuição do colesterol bom. Com isso, também aumentam as chances de problemas cardiovasculares e outras doenças.

Evitar o consumo desse tipo de gordura não é tão complicado assim. Ana Paula diz que o ideal é deixar esses alimentos para ocasiões especiais como festas e finais de semana.

“Também é interessante sempre ler a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos, escolhendo aqueles que não contêm gorduras trans ou os que possuem em pouquíssima quantidade”, recomenda.

Nem toda a gordura é ruim

Diferente das gorduras trans e hidrogenada, as monoinsaturadas e poli-insaturadas, quando consumidas em pequenas quantidades, fazem muito bem para a saúde. As gorduras são essenciais para algumas funções do organismo, e as de boa qualidade são muito benéficas.

Peixes de águas frias, azeite de oliva, linhaça, oleaginosas como castanhas e nozes, abacate e outros são fontes de gorduras boas que aumentam o colesterol bom. O consumo desses alimentos não deve ser exagerado, mas deve ser diário.

O recomendado pela nutricionista é cerca de duas colheres de sopa por dia. Lembre-se que alguns alimentos já possuem esse tipo de gordura em seu preparo, então basta apenas ficar atento ao preparo da comida. Assim, a ingestão dos óleos benéficos já está garantida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!