[the_ad_group id="16401"]
Dieta

Saiba quais os riscos do colesterol alto e quando devemos desconfiar

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 11/09/2014

O colesterol é um tipo de gordura que circula no sangue. Quando o colesterol se eleva, na grande maioria das vezes, não apresenta sintomas evidentes, o que o torna ainda mais perigoso. Nestes casos há um aumento do risco de se desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico (mais conhecido como isquemia).

 

riscos do colesterol alto

Foto: Shutterstock

 

Os riscos do colesterol alto e as doenças cardíacas

 

Devido a este aumento de risco, dependendo dos níveis do colesterol, pode ser necessário tratamento imediato do problema. Entre as principais medidas está a adoção de mudanças radicais no estilo de vida do paciente, com uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercícios físicos. Nos casos em que estas medidas resolvam pode ser indicado o uso de medicamentos que diminua os níveis de colesterol.

Não é só o colesterol alto que aumenta o risco de infarto e isquemia, juntam-se a isso o fumo, a pressão alta, o diabetes mellitus, a história familiar de doença coronariana, entre outros. O fato do paciente ser do sexo masculino e o aumento da idade também podem contribuir para a gravidade do problema, que enrijece e entope as artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Estes são considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

 

Riscos do colesterol alto: como prevenir?

 

Sabemos que nem todo o colesterol é ruim, o que pode ser uma opção para a resolução do problema através da busca de um equilíbrio entre os dois tipos. Elevar os níveis elevados do colesterol HDL (colesterol bom) ajudam a diminuir o risco de desenvolver diversas doenças.

Ou seja, o consumo de produtos que contenham este tipo de gordura contribui para o equilíbrio do organismo, o que protege as artérias coronárias, evitando o infarto e a angina (dor no peito de origem cardíaca).

 

Quando se deve equilibrar os níveis de gordura para evitar os riscos do colesterol alto?

 

As recomendações atuais são as seguintes: 

– Homens sem outros fatores de risco com 35 anos ou mais;

– Mulheres sem outros fatores de risco com 45 anos ou mais;

– Homens e mulheres com outros fatores de risco (fumo, pressão alta, etc) com 20 anos ou mais;

– Deve-se dosar colesterol total, HDL e triglicerídeos;

– O tratamento vai depender do risco cardiovascular e dos níveis de colesterol.

Procure seu endocrinologista para avaliar seus níveis de colesterol, principalmente se você tiver outros fatores de risco para doença cardiovascular. São grandes os riscos do colesterol alto no sangue e a prevenção de doenças cardíacas depende de um acompanhamento profissional.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]