Filhos

Amor de irmãos: como manter a relação saudável e afetuosa

Por Redação Doutíssima 12/08/2015

É inegável que existe amor de irmãos, mas em algumas fases da vida, essa relação pode tornar-se um pouco complicada e causar problemas para os pais e toda a família. Pesquisas mostram, porém, que relacionamentos saudáveis entre irmãos trazem benefícios significativos.

 

Quando a rivalidade afeta o amor de irmãos

Muitos fatores influenciam relacionamentos entre irmãos – temperamento, sexo, lugar na ordem de nascimento e diferença de idade, por exemplo. Outro traço bastante comum nessa relação é a rivalidade, que muitas vezes acaba tornando difícil demonstrações do amor de irmãos.

amor de irmaos

Diferença de idade e rivalidade podem influenciar no relacionamento entre irmãos. Foto: iStock, Getty Images

Especialistas indicam que a rivalidade entre irmãos muitas vezes começa antes mesmo do mais novo nascer – e em alguns casos dura a vida toda. Ela decorre de várias questões, como competição pela atenção dos pais e pelos brinquedos, diferenças de idade e temperamento individual de cada irmão, e, claro, a atitude dos pais e o exemplo que dão aos filhos.

 

Situação semelhante pode acontecer com a chegada de irmãos adotivos ou meio irmãos, que muitas vezes causa certa revolta entre filhos biológicos. Para esses últimos, nem sempre é fácil entender o motivo pelo qual devem dividir suas coisas ou a atenção dos pais.

 

Em alguns casos, essa rivalidade e dificuldade de relacionamento é capaz de se estender até o final da adolescência ou início da vida adulta.

 

Segundo um estudo realizado pelo site GettingPersonal.co.uk, uma pessoa precisa alcançar os 25 anos de idade para começar a apreciar os irmãos.  A pesquisa envolveu 2.000 adultos com idade superior a 30 anos, dos quais 45% disseram brigar constantemente com o irmão na infância.

 

Amor de irmãos e o papel dos pais

Muitos pais não sabem como estimular a boa relação entre os filhos e o amor de irmãos, mas isso pode ser essencial para o desenvolvimento deles.

 

Um estudo publicado na revista New Directions for Child and Adolescent Development revela que irmãos são capazes de influenciar o desenvolvimento social e emocional do outro, muitas vezes afetando a forma como se comportam quando adultos.

 

A dúvida é: o que os pais podem fazer para aflorar o amor de irmãos ainda na infância? Especialistas indicam que algumas poucas atitudes, muitas vezes, são suficientes para que eles consigam manter a relação saudável e afetuosa. Confira.

 

1. Promover uma relação de apoio

 

Isso significa desenvolver respeito mútuo e cooperação entre seus filhos, ajudando-os a descobrir como gerir de forma eficaz os problemas. Participar de atividades conjuntas é uma boa alternativa para mantê-los engajados e unidos.

 

2. Incentive a comunicação

 

Incentive seus filhos a conversarem ao invés de ignorar os problemas. Deixe-os saber que não há problema em ficar aborrecido por algum tempo, mas que é importante falar sobre o que está incomodando para resolver a questão.

 

3. Defina regras

 

Tenha regras em casa e mostre que todos devem respeitá-las, independentemente da idade. Quando seus filhos sentem uma situação de igualdade dentro da família, tendem a promover menos conflitos.

 

4. Dê atenção a cada um deles

 

Dê a cada criança uma atenção individual longe de seu irmão. Talvez seja difícil reservar um tempo para atividades com cada filho, mas essa é uma maneira importante para apoiar a relação saudável e o amor de irmãos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!