Especialidades > Filhos

Crianças acima do peso sofrem mais de apneia e problemas cognitivos

Por Redação Doutíssima 04/06/2014

Não são raros os casos de crianças acima do peso nos dias de hoje. Dentre as problemáticas que podem ser causadas no dia a dia e na saúde dos pequenos estão as alterações durante o sono. Uma delas e a mais comum em crianças obesas é a apneia do sono. Nesses casos, ocorre uma desordem que faz com que a pessoa pare de respirar de forma súbita, por alguns segundos, enquanto está dormindo.

A apneia do sono acontece porque, quando as crianças acima do peso dormem, a musculatura relaxa e o peso da gordura na face e no pescoço acabam comprimindo a garganta e, assim, dificultando a passagem do ar.

Crianças acima do peso costumam sofrer de apneia devido à sua condição física. Foto: Shutterstock

Crianças acima do peso costumam sofrer de apneia devido à sua condição física. Foto: Shutterstock

Tal situação faz com que o pequeno acorde várias vezes à noite com a sensação de estar sufocado. O resultado dessa desordem para as crianças acima do peso são noites bastante agitadas e sem descanso, somadas ao sono excessivo durante o dia, o que pode se refletir em problemas comportamentais na escola e também em outras situações do cotidiano social.

As opções de tratamento de apneia do sono em crianças acima do peso são inúmeras e também variam bastante. A terapêutica escolhida pode ser dar a partir de um simples travesseiro cervical ou mesmo o uso de uma máscara de respiração.

Além disso, é muito importante que os pais atuem de forma a tranquilizar os seus filhos, pois a apneia do sono pode ser assustadora para qualquer pessoa, especialmente uma criança. Se a cirurgia se fizer necessária ou mesmo o uso uma máscara facial para administrar ar durante o sono, é importante que os pais estejam cientes da necessidade de ajudar a criança neste processo.

Atenção a crianças acima do peso

Para que pais ajudem no tratamento da apneia do sono em crianças acima do peso, é preciso estar atento a algumas situações. Confirma 8 dicas:

1. Ajude seu filho a perder o excesso de peso. A redução dos sintomas pode fazer com que se resolva o problema;

2. Em casos de crianças acima do peso com alergias, qualquer obstrução nasal pode contribuir para a apneia do sono. Esteroides nasais podem diminuir também os sintomas da apneia do sono;

3. Incentive seu filho a dormir ao seu lado, em vez de suas costas. Se ela não está em sua volta, é menos provável que as vias respiratórias sejam bloqueadas;

4. Faça com que seu filho durma o suficiente e bem;

5. Compre um travesseiro cervical, que irá manter a cabeça da criança na posição correta, de modo a evitar a apneia;

6. Considere o uso de aparelhos dentários, que podem ser feitos para manter as vias aéreas abertas durante o sono. Eles são especialmente concebidos por dentistas com experiência no tratamento da apneia do sono;

7. Para casos mais graves, seu filho poderá usar uma máscara de respiração para a cama. Assim, a apneia poderá ser amenizada, pois a máscara fornece pressão contínua das vias aéreas;

8. Pense na possibilidade de cirurgia. Muitas vezes, será a única maneira de curar a apneia do sono. Ela pode reparar um desvio de septo ou uma anomalia no rosto, reduzir a presença de tecido mole na via aérea superior e remover a amígdala alargada ou adenoide que causam o problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento