Qualidade de vida

Como corrigir a postura e evitar graves problemas na coluna

Por Redação Doutíssima 21/08/2015

No ambiente profissional, muitas pessoas trabalham sentadas em frente ao computador. No entanto, o corpo humano não foi feito para ficar nessa posição oito horas por dia e fazer isso de maneira errada ainda pode comprometer muito a saúde. Saber como corrigir a postura vai melhorar a sua qualidade de vida e evitar problemas futuros.

 

Como corrigir a postura no trabalho

Danilo Messa da Silva, professor do curso de Quiropraxia da Universidade Feevale, explica que a natureza do ser humano durante a sua evolução era estar em movimento atrás de alimento ou deitado, descansando. Nesse sentido, ficar sentado não é natural.

como corrigir a postura

A má postura no ambiente de trabalho pode causar desconfortos para o corpo. Foto: iStock, Getty Images

Pensando que a maior parte da semana o tempo é gasto no trabalho, onde a maioria das pessoas fica sentada em frente a um computador, melhorar a postura nesse ambiente pode beneficiar a saúde. Corrigir o jeito que o corpo permanece traz mais conforto e evita lesões.

De acordo com o professor, seja no trabalho ou assistindo televisão em casa, as coxas devem estar paralelas ao chão e ambos os pés apoiados. Corrigir a postura exige mudar os hábitos, como o de cruzar as pernas.

Os braços devem ficar encostados em apoios confortáveis, que não forcem o ângulo de dobra dos cotovelos. Tanto essa quanto a recomendação anterior visam evitar a sobrecarga de peso e trabalho nas articulações.

Cadeiras e sofás precisam ter um encosto para a região lombar, onde a coluna faz uma curvatura natural. “A maior parte dos problemas ergonômicos acontece quando não é possível manter esse formato”, explica o especialista.

Danilo sugere que as melhores cadeiras para o ambiente de trabalho são as que têm um balanço, ou seja, que inclinam levemente. “O corpo fica desconfortável se permanece muito tempo na mesma posição. Com esse tipo de cadeira, é possível ir trocando o peso e apoio com o passar do dia.”

Outro ponto importante é em relação ao computador. A tela deve estar sempre na altura dos olhos para não sobrecarregar o pescoço e a coluna cervical. “Notebooks não são adequados para isso”, lembra o professor.

Inclinar a cabeça para a frente também é um hábito frequente para quem fica usando o smartphone para navegar na internet ou enviar e ler mensagens. Os braços ficam em uma altura confortável, mas o pescoço sofre ao ficar curvado para a frente por muito tempo.

O ideal é trazer a tela mais perto do rosto, trabalhando os membros e deixando a parte superior da coluna com a postura ereta.

Hábitos que ajudam a corrigir a postura

Danilo dá um recado especial para as mulheres: usar salto alto prejudica muito a postura. A recomendação dele é deixar esse tipo de calçado para ocasiões especiais como festas e eventos.

 

Mas usar saltos baixos entre dois e três centímetros contribui para a melhor distribuição do peso nos pés. Essa é a melhor alternativa tanto para homens quanto para mulheres.

O professor ainda avisa que quem faz exercícios tem mais chances de acertar na tentativa de corrigir a postura. “Pessoas que fazem mais exercícios tem mais consciência postural”, adiciona.

Por último, ele comenta que um calçado adequado é essencial para a prática de atividades físicas, mas que preço não é igual a qualidade. O ideal é escolher um par que tenha tecnologia de absorção de impacto e que seja confortável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!