Qualidade de vida

Entenda com um ambiente de trabalho ruim afeta a sua saúde

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

O ambiente de trabalho tem influência direta na saúde física e mental das pessoas. Essa constatação surgiu embasada por diversas pesquisas relacionadas ao tema. Um estudo publicado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em 2013, apontou que certos transtornos mentais podem estar ligados a pressões impostas no trabalho.

 

A discussão sobre a influência do ambiente de trabalho em relação à vida humana não se restringe só ao Brasil, especialmente por conta da percepção de que os casos de depressão e estresse crônico aumentam em esfera global. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertou que a depressão é uma epidemia silenciosa, que tende a piorar nos próximos 20 anos.

ambiente de trabalho

Estresse contínuo no ambiente profissional pode deteriorar gravemente a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Outra pesquisa recente, publicada pelo portal americano Monster, em 2014, indica que 42% dos trabalhadores americanos deixaram um emprego devido ao ambiente de trabalho excessivamente estressante. Foi constatado, também, que 61% dos trabalhadores acreditam que o estresse tenha lhes causado algum tipo de doença.

Ambiente de trabalho e bem-estar

Mas, afinal, por que o ambiente de trabalho possui tamanha influência sobre nossa vida? A psicóloga Clínica Sonia Maria de Wallau explica que um local de trabalho inadequado representa um problema psicofisiológico, ou seja, que afeta mente e corpo. De acordo com ela, o conflito começa com a exposição aos agentes estressores.

São vários os fatores que podem comprometer a saúde dentro do espaço corporativo. “O ambiente físico de trabalho inadequado, dificuldades nas relações interpessoais, novas tecnologias de diferentes naturezas e demandas excessivas são agentes que estão intimamente ligados com o deterioramento  da saúde”, explica Sonia.

Além disso, a especialista aponta que o conflito pode surgir quando o ofício é exercido exclusivamente como fonte de realização patrimonial, e não de satisfação pessoal. “O trabalho é importante para a autoimagem. Ao ser humano deve ser dado o direito de criar. Quando isso lhe é negado, surge a insatisfação psíquica do trabalhador”, pontua a psicóloga.

Para evitar conflitos e assegurar a paz no trabalho, a empresa deve ter como filosofia “o homem certo no lugar certo”. O profissional precisa trabalhar naquilo que gosta, ter liberdade para criar e inovar.

A companhia deve valorizar o colaborador como um parceiro, não apenas como recurso da empresa. As equipes necessitam de metas que prezem pela ética e pela responsabilidade.

Perigos do estresse no ambiente de trabalho

As pessoas passam grande parte da vida trabalhando. Por isso, um ambiente ruim traz graves consequências a curto ou longo prazo. “Hipertensão, disfunções sexuais, baixa imunidade e doenças coronarianas podem estar relacionadas ao estresse laboral”, alerta a psicóloga.

Em decorrência do estresse crônico, pode ocorrer, também, a Síndrome de Burnout, que se manifesta especialmente no ambiente de trabalho, tendo como principal característica a despersonalização. A pessoa fica ausente e tem atitudes frias em relação aos demais colegas.

 

O indivíduo que sofre com o ‘burning out’, ou ‘queimado pelo trabalho’, passa a tratar os outros como se fossem objetos. Isso prejudica sua identidade social e a qualidade de seus serviços prestados, anulando a sua própria capacidade de criar. Por isso, diante do estresse contínuo, é necessário ter cuidados.

Para controlar a exaustão, Sonia faz algumas recomendações: a alimentação saudável, a prática de atividade física ou de lazer e uma boa noite de sono são essenciais.

Por fim, é necessário também reavaliar a maneira de pensar e agir, procurar aprender a trabalhar em grupo e, claro, ponderar se a melhor alternativa não é trocar de emprego.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!