Gestante

Curso para gestantes: internet conta com opções gratuitas

Por Redação Doutíssima 01/09/2015

A gravidez e o parto são momentos de alegrias e desafios tremendos. Por isso, participar de curso para gestantes pode ser uma boa forma para aprender sobre o que esperar e se preparar para as mudanças futuras.

 

Muitas pessoas trabalham e não têm tempo para buscar grupos presenciais, mas para elas há muitos tipos de cursos para grávidas online, e o melhor de tudo, totalmente gratuitos.

curso para gestantes

Cursos voltados para as gestantes ajudam a diminuir as dúvidas sobre os cuidados com o bebê. Foto: iStock

 

Importância do curso para gestantes

Quando você está se preparando para o nascimento do bebê, milhares de questões passam pela sua cabeça. Há muitas coisas para fazer, como preparar o enxoval ou arrumar o quartinho do novo membro da família.

No entanto, o único item em sua lista que você não deve ignorar é assistir um curso para gestantes. É nele que você poderá responder suas preocupações quanto ao nascimento, saber o que esperar e pegar dicas sobre como cuidar de um recém-nascido.

 

Não são apenas as futuras mamães que podem se beneficiar com esses ensinamentos, já que muitas aulas são adaptadas para incluir também os novos papais. Ambos têm diferentes preocupações, mas todas as questões conseguem ser abordadas em uma aula específica, que ajudará os pais do amanhã a ganharem conhecimento e receberem o bebê sem preocupações.

 

O que você vai aprender?

O curso para gestantes normalmente começa quando a mulher está com 30 semanas de gravidez. Ele tende a ser realizado durante um período de quatro semanas, ou nos finais de semana. Os assuntos envolvem diversos pontos, como sinais do trabalho de parto e como lidar com eles, além de um resumo das várias opções para alívio da dor.

 

Os tipos de tópicos abrangidos por cursos pré-natais também podem incluir saúde na gravidez, como a manutenção de uma dieta saudável, exercícios, técnicas de relaxamento, informações sobre diferentes tipos de nascimento e intervenções, cuidados com seu bebê, saúde após o nascimento, emoções e sentimentos durante a gravidez, parto e pós.

Para aqueles que já tiveram um bebê, há uma variedade de “aulas de aperfeiçoamento” disponíveis.

 

Os cursos normalmente são divididos em gerais, que cobrem todos esses tópicos, ou específicos – que se concentram em certos aspectos pontuais, como exercícios de relaxamento e cuidados com o bebê. O número de curso para gestantes disponível varia de cidade para cidade, mas é possível encontrar algumas opções online.

 

Curso para gestantes online

Para as futuras mamães que trabalham e não têm a oportunidade de participar de aulas presenciais, é possível encontrar alguns cursos online. Veja algumas opções e comece agora mesmo:

 

1. Hospital e Maternidade Santa Joana 

O hospital, localizado em Paraíso, São Paulo, oferece muitos vídeos que ensinam desde nutrição, dermatologia, questões relacionadas a psicologia até cuidados com o bebê. São 15 vídeo-aulas, além de várias perguntas respondidas por especialistas da instituição.

 

2. Hospital e Maternidade Metropolitano 

Localizada na Lapa, em São Paulo, a instituição oferece 10 vídeos relacionados aos cuidados com o bebê em seu canal do Youtube. O hospital também oferece cursos presenciais.

3. Revista Crescer 

Publicação especializada no mundo infantil, a revista oferece 10 vídeos com assuntos que vão desde a descoberta da gravidez até o fim da licença maternidade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!