Qualidade de vida

Entenda como conquistar e manter amizades verdadeiras

Por Redação Doutíssima 19/09/2015

Você vai concordar. A vida seria bem menos divertida se não pudéssemos contar com os amigos. Momentos de alegria, tristeza, dúvida, todos eles se fortalecem ao lado de pessoas com as quais podemos contar incondicionalmente. Amizades verdadeiras fazem bem para a alma e deixam marcas que, muitas vezes, ajudam a formar a personalidade de uma pessoa.

 

Sendo um ser social, o ser humano precisa do contato com outros, necessita compartilhar seus sentimentos, dividir suas emoções, sonhos e desejos. É muito comum que quem não tem amizades verdadeiras tem grande tendência à apatia e à depressão.

amizades verdadeiras

Interesses comuns, respeito e confiança são essenciais para conquistar e manter amizades. Foto: iStock, Getty Images

 

Amizades verdadeiras ensinam mutuamente

As amizades verdadeiras proporcionam trocas que levam ao crescimento pessoal porque são diferentes pessoas que se relacionam, logo, aprendem muito umas com as outras. Isso gera questionamentos de muitos valores e conceitos, e é algo positivo.

Um estudo publicado em 2013 na Revista Pandora Brasil mostra que as amizades interferem nas relações que temos com o mundo e na melhora da qualidade de vida. Além disso, ter e ser amigo promove o exercício constante do respeito e do conhecimento acerca dos outros seres humanos.

Afinal, quem nunca se sentiu mais leve e confortado quando pôde contar com um bom ombro de um amigo para chorar, sentindo-se amado, acolhido e, acima de tudo, compreendido? Ouvir um amigo querido e em quem se confia diante de um dilema é sempre mais confortante e seguro.

Em alguns casos, é aos amigos que se corre antes mesmo de buscar ajuda ou refúgio nos pais, quando crianças ou adolescentes.

Os laços de amizade podem mesmo se tornar mais fortes que os da própria família, tamanha é a confiança que pode existir entre as amizades verdadeiras. Em algumas situações em que não existe diálogo ou harmonia na família, é nos amigos que se busca o conforto e a segurança.

Modelos de famílias de amigos acabam por ser a referência que muitos terão quando não podem contar com isso em suas casas.

Desafios das amizades verdadeiras

Mas em um mundo cada vez mais individualista e conturbado, onde as pessoas sobrevivem a cada dia preocupadas com seus problemas e dificuldades, o desafio não é somente encontrar, mas manter as amizades verdadeiras. No entanto, não é impossível. Para isso, é importante que se mantenha interesses comuns, que se compartilhe esses interesses por bastante tempo.

É preciso saber respeitar limites em meio a amizades, por mais sólidas que sejam. Amigos de verdade vão entender os momentos em que o outro precisa estar longe, seja por causa de uma viagem mais longa ou ainda quando se inicia um relacionamento.

Essas mudanças fazem parte do processo natural da vida, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a adaptar-se ou a ceder a novas situações. Deve ser um aprendizado de respeito mútuo.

Outro desafio é manter as amizades também em uma realidade que é marcada pelas relações virtuais. No entanto, o que tem tudo para ser raso, pode ser uma forma muito bacana de ter e ser amigo.

Os blogs, sites e redes sociais permitem uma maior interação e relação de confiança. É sempre tempo de fazer novas amizades e a Internet proporciona isso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!