Poucas pessoas pensam no quanto ainda poderiam aproveitar as sobras de uma refeição. O brasileiro, em especial, desperdiça boa parte de itens que seriam facilmente utilizados no preparo de outros pratos. Aprender um pouco sobre o reaproveitamento de alimentos vai proporcionar um novo olhar sobre a comida.
No Brasil, não há a cultura de utilizar os alimentos em sua forma integral, diz a nutricionista Jureci Siqueira Machado. Ou seja, cascas, sementes e folhas que podem ser aproveitadas para preparar pratos deliciosos, além de reduzir o lixo, acabam sendo descartadas.
Segundo a nutricionista, a solução para esse problema, para que as pessoas pudessem realmente ter a noção de reaproveitamento de alimentos, começaria com uma mudança de hábitos, de costumes cultivados dentro de casa.
Reaproveitamento de alimentos começa em casa
Acompanhe, abaixo, exemplos apresentados por Jureci de reaproveitamento de alimentos. São partes muitas vezes vista pelas pessoas como não convencionais. Após analisar a lista, você verá que existem partes que sequer passavam por sua cabeça como algo que pudesse fazer parte de seu prato. Confira:
– Folhas de cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete
– Cascas de batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora
– Talos de couve-flor, brócolis e beterraba
– Entrecascas de melancia e maracujá
– Sementes de abóbora e melão
Como praticar o reaproveitamento de alimentos
Jureci salienta que uma das poucas cascas que não são recomendadas a utilizar como reaproveitamento de alimentos é a casca da mandioca por conter substâncias consideradas tóxicas.
“Existe muita dificuldade em introduzir essas partes alimentares na dieta do brasileiro, pois ainda se tem a cultura de que isso é lixo e por outro lado existe a consciência de existir a presença de agrotóxicos”, completa a nutricionista.
Por isso, ela reforça a importância de higienizar corretamente as cascas, talos e folhas. “Pode-se deixar de molho em solução à base de cloro”, ensina Jureci. E se você quer aprender algumas dicas de reaproveitamento de alimentos, fique atenta a sugestões de receitas de Jureci:
1. Salada de casca de abóbora
Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de casca de abóbora
– 1 xícara (chá) de tomate picado
– ½ xícara (chá) de cebola picada
– Sal a gosto
– 2 colheres (sopa) de azeite
Modo de preparo:
Lave a abóbora em água corrente, descasque e rale a casca. Em uma panela, coloque água para ferver e cozinhe a casca de abóbora. Depois de cozida, escorra a água e deixe esfriar. Junte o tomate, a cebola, o sal e o azeite. Leve à geladeira. Sirva fria.
2. Pizza de talos de brócolis
Ingredientes:
– 1 massa de pizza
– 6 xícaras (chá) de talos de brócolis
– Água o suficiente
– 6 dentes de alho
– 1 colher (sopa) de óleo
– 1 ovo cozido
– 50 g de muçarela ralada
Modo de preparo:
Para o recheio, lave e pique os talos dos brócolis. Ferva até que fique al dente. Depois, escorra-os bem e reserve. À parte, doure o alho no óleo. Retire-o e reserve.
Refogue no óleo os talos de brócolis e reserve. Monte a pizza, espalhando pela massa pré-assada os talos, o alho frito, o ovo picado e a muçarela. Decore com as rodelas de tomate e leve para assar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!