Especialidades

Conheça 10 hábitos que ajudam a evitar a má digestão

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

Dor no estômago, inchaço, náusea, azia, refluxo, vômito e sensação de estufamento. Você se identifica com esses sintomas? Eles são os sinais mais comuns da má digestão, um termo usado para descrever vários tipos de problemas no trato gastrointestinal. Sua origem pode estar em um estilo de vida ruim, hábitos alimentares inadequados ou mesmo sinalizar alguma doença.

As causas da má digestão

A má digestão pode ser causada por vários fatores, dentre eles consumir os alimentos de maneira errada, ter uma dieta pouco nutritiva e não manter hábitos saudáveis. Além disso, problemas nos órgãos digestivos podem indicar doenças mais sérias, como síndromes e tumores.

Em geral, a mudança de hábitos e da alimentação são suficientes para aliviar a condição quando não há outras doenças envolvidas. Confira a seguir algumas atitudes que você pode adotar para a prevenção dos problemas gastrointestinais.

ma-digestao

Má digestão pode ter causas variadas e solução passa por corrigir hábitos. Fotos: Shutterstock

 

Hábitos que ajudam a evitar a má digestão

1. Evite líquidos ao comer

Um hábito comum causador da má digestão é consumir muito líquido durante as refeições. O líquido dilui o ácido que dissolve a comida, comprometendo sua ação. Um copo de água é o suficiente.

ma-digestao

 

2. Iogurte é aliado

Iogurte natural contém probióticos, bactérias benéficas para o corpo, que são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. Sem alimentos como esse, a flora intestinal fica comprometida, causando problemas de má digestão.

ma-digestao

3. Fuja da cafeína

O National Health System do Reino Unido recomenda evitar bebidas com cafeína e estimulantes, já que essas causam azia, mal-estar no esôfago, órgão do sistema digestivo. Isso inclui café, chás, refrigerantes e sucos com muita adição de açúcar.

ma-digestao

4. Coma lentamente

Comer muito depressa também pode prejudicar o organismo, sobrecarregando o sistema digestivo com alimentos mal mastigados. Tenha paciência, saboreie e mastigue bem tudo aquilo que você consome.

ma-digestao

5. Cuide bem do que come

Descubra alimentos que fazem mal a você, observando a reação do seu corpo após a ingestão deles. Se você descobrir o que é indigesto para o seu organismo, basta evitar adicioná-los às suas refeições.

ma-digestao

6. De olho na postura

Mantenha a postura ereta, principalmente enquanto come. Manter o corpo curvado para frente pode pressionar o estômago e outros órgãos, causando a má digestão.

ma-digestao

7. Evite cigarro e álcool

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso tem um impacto negativo na saúde como um todo. Evite ao máximo.

ma-digestao

8. O que comer antes de se exercitar

Se exercitar logo após uma refeição pode causar mal-estar e má digestão. Depois de comer, o corpo direciona um fluxo maior de sangue para o sistema digestivo para absorver bem os nutrientes. Para não ter problema durante as atividades físicas, faça apenas um lanche leve um tempo antes de iniciar a prática.

ma-digestao

9. Atenção à validade

Evite alimentos de procedência duvidosa ou fora do prazo de validade, que possam oferecer riscos à saúde. Não consuma alimentos crus sem lavar ou descascar para evitar o contato desnecessário com bactérias e produtos químicos, como fertilizantes e inseticidas utilizados nas lavouras.

ma-digestao

10. Não use roupas apertadas

Evite roupas que apertam a região da cintura. Elásticos e cintos podem pressionar os órgãos internos, prejudicando seu trabalho em digerir os alimentos.

ma-digestao

Busque auxílio médico

Se, com a mudança de hábitos e de alimentação os sintomas não desaparecerem, é indicado procurar um médico. Qualquer alteração na sua regularidade intestinal ou nas fezes deve ser relatada ao profissional da saúde. Informações precisas podem facilitar a descoberta das causas (diagnóstico), permitindo a recomendação rápida do tratamento adequado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!