[the_ad_group id="16401"]
Vitaminas

Saiba mais sobre os tipos de banana e como tirar proveito dessa fruta

Por Redação Doutíssima 04/05/2015

A banana é uma fruta que é a cara do Brasil. Muito presente no dia a dia do povo brasileiro, ela tem vitaminas e muitas propriedades benéficas para a saúde. Cada um dos tipos de banana possuem suas propriedades, mas a maior parte dos benefícios é comum a todos eles.

Estima-se que existam mais de 500 tipos de banana. Que tal conhecer um pouco mais sobre alguns deles e também sobre os nutrientes que oferecem?

tipos-de-banana

Gostosa e nutritiva: banana é fruta típica do Brasil e faz bem para a saúde. Foto: Shutterstock

Os tipos de banana e suas características

Banana-maçã

Ideal para a alimentação de bebês e idosos, este fruto é pequeno de casca amarela clara e fina. A polpa tem sabor marcante e doce. É a mais digestiva de todos os tipos de banana.

Banana-da-terra

É a maior banana encontrada no Brasil, podendo pesar até meio quilo. Dos tipos de banana, é o que concentra mais vitaminas A e C. É comprida e tem o formato achatado em um dos lados, sendo a casca de tom amarelho escuro.

Crua, a banana da terra é altamente indigesta e não deve ser consumida desta forma. Seu consumo ideal é em pratos assados ou fritos. Vai bem como complemento em receitas doces ou salgadas.

Banana prata

Uma das mais consumidas pelos brasileiros, indicando uma certa preferência por essa em vez dos outros tipos de banana. É a que possui maior validade, podendo ser consumida até quatro dias após o amadurecimento completo da fruta.

De polpa bem consistente, o sabor é menos adocicado do que as outras variações da fruta. A casca é bem amarela com pequenas manchas marrons. Pode ser usada em pratos assados ou fritos.

Banana ouro

É a menor entre os tipos de banana consumidas no Brasil, crescendo até o máximo de 10cm cada fruto. O formato é cilíndrico e sua casca apresenta a tonalidade amarelo-ouro. Muito usada para fazer croquetes ou banana empanada, a polpa é macia e doce e o aroma muito agradável.

tipos-de-banana

O ideal para a saúde é que a banana seja consumida apenas se estiver madura. Foto: Shutterstock

Benefícios comuns a todos os tipos de banana

Todo mundo sabe que banana é rica em potássio e que previne câimbras. Isso porque este mineral age no bom funcionamento das fibras e nervos musculares, deixando tudo em dia. O potássio também diminui as chances de pedras nos rins e ajuda a regular a pressão arterial.

A banana ainda contém um aminoácido chamado triptofano, que se converte em serotonina no corpo e provoca uma sensação de bem-estar. Sendo assim, a fruta é considerada fundamental em uma dieta de prevenção e tratamento contra a depressão.

Bananas também contém quantidades significativas de ferro, mineral essencial à produção de glóbulos vermelhos, garantindo a saúde sanguínea. Cheia de fibras e amido, é um alimento que sacia a fome e ainda mantém as funções intestinais reguladas.

Mas é preciso ter alguns cuidados para o consumo. A banana, quando muito verde, pode causar desconforto gastro-intestinal, por não ser facilmente digerida. Já se consumida após o tempo de amadurecimento, traz poucos nutrientes e muito açúcar.

Qualquer um dos tipos de banana deve ser consumido quando a fruta estiver madura. Isso permitirá um bom aproveitamento de todos os benefícios que ela oferece à saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]