Dica do Nutricionista

Elimine a gordura visceral em 3 dicas

Por Redação Doutíssima 29/12/2014

Gordura visceral é aquela que fica acumulada atrás da parede abdominal e dá o formato de “maçã” à barriga. Diferente da gordura subcutânea, que se aloja na pele e é menos prejudicial à saúde, ela envolve os órgãos internos e pode causar doenças, como a hipertensão.

 

Não há uma fórmula milagrosa para eliminar este tipo de caloria. Neste caso, é necessária uma redução total da gordura corporal, e para isso disciplina e esforço são fundamentais.

 

gordura visceral

Muitas doenças estão associadas ao excesso de gordura entre os órgãos. Foto: iStock, Getty Images

3 dicas para eliminar a gordura visceral

 

É possível reduzir ou eliminar a gordura que faz mal com algumas atitudes diárias e um pouco de disciplia. Preste atenção nas dicas a seguir e comece agora a mudar sua rotina.

 

1. Mude seus hábitos

 

Evite alimentos com altos teores de açúcar e frituras. Reduza a quantidade de carboidratos, substituindo-os por cereais e não os consuma após as 18 horas. Além disso, em relação às quantidades, divida as refeições em pequenas porções de 4 a 6 por dia.

 

2. Pratique exercícios físicos

 

Para eliminar a gordura visceral é essencial a prática contínua de atividades físicas pesadas. Levantamento de pesos, treinos compostos em formato de circuito, além de caminhadas, ajudam na aceleração do metabolismo e consequentemente na perda de gordura.

 

3. Durma bem

 

Uma boa noite de sono também ajuda na perda de peso. Mesmo que comprovado por pesquisas que pessoas mais cansadas não comem mais, a irregularidade do sono pode deixar o organismo mais propenso a acumular calorias.

 

Alimentos que eliminam a gordura visceral

 

Para eliminar a gordura visceral e garantir uma barriga sarada, você deve incluir alguns alimentos em sua dieta e eliminar outros. Confira abaixo o que precisa entrar e o que deve sair do seu cardápio:

 

Auxiliam: carnes de peixes – como dourado e pescada – de frango ou peru, frutas como abacaxi, maçã, morango e pêra; sementes de chia, linhaça e girassol, avelãs, amêndoas, nozes,  espinafre, alface, couve, rúcula, abóbora, pepino, beterraba, tomate, cebola e salsão.

 

Prejudicam: Caqui, uva, figo, bolachas, chocolates, bolos, molhos, pizzas, lasanhas, massas, frituras, balas, refrigerantes, bebidas alcoólicas e refeições prontas.

 

Riscos à saúde

 

O acúmulo elevado de gordura visceral no organismo pode causar damos à saúde. Órgãos vitais como o coração, estômago, fígado e intestinos podem ter o seu funcionamento prejudicado pela presença de gordura, que causa a quebra de ritmo do metabolismo.

 

Entre os principais problemas causados estão a diabetes, o colesterol alto, a hipertensão, síndromes metabólicas e alterações lipídicas no sangue.

 

Como medir a gordura visceral

 

Os casos mais frequentes de excesso de gordura visceral são registradas em homens, porém mulheres também podem desenvolver o problema. Contudo, em ambos os casos é preciso ficar atento para que a “barriguinha de cerveja” não se transforme em um caso de obesidade.

 

Medir o abdômen com fita métrica é a maneira mais simples de verificar se você está, ou não, com excesso de gordura. Para os homens o ideal é que a circunferência da cintura não ultrapasse os 90 centímetros, e nas mulheres os 80.

 

Para resultados mais específicos você pode realizar exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ecografia. É importante também que se tenha o acompanhamento de um nutricionista e de um profissional de educação física durante o processo de eliminação das calorias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!