Psicologia

Depressão natalina: veja como encarar essa época com alegria

Por Redação Fortíssima 19/12/2015

O fim do ano é marcado pelo clima de festividade. Mas acontecimentos como mortes inesperadas, desemprego ou fim de relacionamento, por exemplo, podem acabar com a alegria e causar depressão natalina. Nesse caso, o apelo da união familiar trazido pelo Natal pode ser abalado. Então, como enfrentar a data?

A psicoterapeuta Maura de Albanesi indica que há formas de se conectar com a expressão mais pura do Natal, mesmo que você não esteja no clima de festividade.

“Até em um período ruim, o melhor a fazer é trazer a força da fé no que existe de melhor em você, fazer uma pausa para reflexão, limpar gavetas internas, retirar o que não serve mais”, explica.

depressao-natalina-doutissima-istock-getty-images

Certos acontecimentos podem acabar com a alegria e causar depressão natalina. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar a depressão natalina?

Se você costuma sofrer no período do Natal, Maura conta com algumas dicas para atenuar o desconforto emocional. “Ouça músicas agradáveis, use o espírito natalino para uma renovação interna, ao invés de focar sua mente naquilo que está ruim. Saia da agitação e procure um ponto interno de serenidade”, recomenda.

Ela sugere, também, olhar para o Natal como uma oportunidade de renovação. “Os rituais do fim do ano, independente da religião, trazem uma certeza que a vida é para ser experimentada com seus erros e acertos. Entrar nessa gratidão atenua o sofrimento”, diz a especialista.

Em outras palavras, para afastar a depressão natalina, a dica é realizar um exercício de finalização do ano, reverenciar o tempo vivido e, diante de uma perda, lembrar com carinho dos momentos vividos com a outra pessoa. “O tempo é o nosso bem mais precioso”, lembra Maura. Por isso, procure agradecer por aquilo que há de bom na sua vida.

Dicas para manter a alegria no Natal

O Natal deve ser uma data especial para você se conectar com aquilo que faz bem. Seja um jantar com a família ou uma noite em casa, lendo um livro. O mais importante para celebrar o momento com alegria é se inteirar com a positividade de uma atividade prazerosa. “A minha dica é que você respeite o que está com vontade de fazer”, diz Maura.

Já se você não tem a mínima ideia sobre como ter um Natal feliz, a psicoterapeuta sugere uma autoavaliação sincera. Para isso, de acordo com ela, responda essas perguntas para si:

*Não quero me envolver em festas e jantares, prefiro fazer o quê?

*Estou fazendo isso para chamar atenção?

*Espero que alguém na última hora insista para que eu participe?

*Vou ficar mais triste participando ou vivendo este momento de solitude comigo?

*Imagine-se em festas e imagine-se fazendo o que se propõe: qual situação é mais confortável?

“De posse destas respostas, faça a sua escolha. Procure, seja qual for a sua decisão, se conectar nesta proposta de renovação e siga em frente”, conclui ela.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!