Receitas

Arroz de Natal: prepare uma versão saudável para a ceia

Por Redação Fortíssima 14/12/2015

Além do tradicional peru, da variedade de frutas e das receitas de família, o típico arroz de Natal não pode faltar na mesa da ceia. Durante as festas de fim de ano o acompanhamento do dia a dia ganha nova cara e novo sabor.

Mesmo sendo fonte de carboidrato, o grão é livre de glúten e pode ficar mais leve quando preparado junto de legumes e temperos. Confira duas receitas para garantir uma ceia deliciosa.

arroz-de-Natal-doutissima-istock-getty-images

Arroz muitas vezes é considerado vilão da dieta por causa dos carboidratos que carrega. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios e tipos de arroz

Rico em minerais como o potássio, o ferro e o magnésio, o arroz também é fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que auxiliam a regeneração celular e a formação de glóbulos vermelhos.

Apesar de muitas vezes ser visto como o vilão da dieta pela quantidade de carboidratos que carrega, o alimento é ideal para acompanhar outros grãos, como o feijão, a lentilha ou o grão-de-bico.

Geralmente o tipo mais consumido, o arroz branco tem como principal função fornecer energia. Entretanto, é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais que ficam na casca são retirados durante o processo de polimento do grão.

Bastante utilizado no cardápio de quem segue dietas, o arroz integral é rico em fibras, minerais e óleos que estimulam o trato intestinal, aumentam a saciedade e reduzem a absorção de gordura no corpo.

Fonte de monocolina, substância que ajuda na digestão, o arroz vermelho atua na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Tipo exótico do grão, o arroz negro possui propriedades antioxidantes, atua na prevenção de danos celulares e de doenças como o diabetes e problemas cardíacos. Além disso, quando comparado ao integral, possui o triplo de proteínas e o dobro de fibras.

Receitas de arroz de Natal  

Veja duas opções de arroz de Natal para agradar todos os gostos na ceia.

Arroz natalino light

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de arroz

– 1 colher de sopa de óleo

– 1 colher de chá de margarina light

– 1/2 cebola ralada

– 4 xícaras de chá de água quente

– 1 xícara de chá de cogumelos em fatias

– 150 g de queijo prato ralado

– 1 xícara de chá de espinafre cozido picado

– 1/2 xícara de chá de leite desnatado

– Sal a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola no óleo e na manteiga. Acrescente o arroz e mexa, adicionando água em seguida. Deixe cozinhar por 10 minutos e junte os cogumelos e o espinafre, tempere com o sal e cozinhe no fogo baixo.

Adicione mais água quente se achar necessário. Despeje o leite e o queijo, misture e desligue o fogo. Deixe o arroz descansar por cinco minutos. Sirva em seguida. Para deixar a receita ainda mais leve, substitua o queijo prato e o leite por requeijão light.

Arroz colorido com alho-poró

Ingredientes

– 2 2/3 de xícara de chá de arroz selvagem ou arroz comum

– 2/3 de xícara de chá de manteiga

– 2 kg de alho-poró picado

– 2 cenouras em cubos

– 1 1/3 de xícara de chá de arroz comum

– 7 xícaras de chá de caldo de galinha

– Sal e pimenta

– 1 colher de chá de tomilho seco

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz selvagem por 10 minutos em uma panela grande com água fervente. Escorra e derreta a manteiga em outra panela, adicione o alho-poró e a cenoura e deixe cozinhar por cinco minutos. Junte o arroz selvagem e o arroz comum cru.

Em seguida, coloque o caldo de galinha, o sal e o tomilho. Cubra a panela e cozinhe por 30 minutos ou até o líquido secar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!