Vitaminas

Estudos apontam que frutos secos combatem problemas de saúde

Por Redação Fortíssima 21/12/2015

Os frutos secos são ótimas opções para quem quer manter a saúde em dia e uma alimentação saudável. Além de alimentos ricos em nutrientes, ajudam a evitar problemas de saúde, principalmente quando consumidos de forma adequada no dia a dia.

Nozes, castanhas, amêndoas, avelã: há opções para todos os gostos. Entretanto, para que os frutos secos proporcionem benefícios e ajudem a refrear doenças ao máximo, é fundamental incluí-los corretamente na dieta. Separamos um guia com os alimentos que contribuem para problemas de saúde e como você deve consumi-los.

frutos secos istock getty images doutíssima

Benefícios variam conforme o fruto seco que você inclui na dieta. Foto: iStock, Getty Images

Frutos secos para uma alimentação saudável

Não é à toa que os frutos secos são ideais para uma alimentação saudável. De um modo geral, eles contêm uma grande quantidade de vitaminas, proteínas e minerais, entre eles zinco, ferro, vitamina E e fósforo. Uma das maiores vantagens é que esses alimentos possuem quantidade significativa de gordura boa.

Os benefícios variam conforme o fruto que você inclui na dieta, pois cada um possui suas características nutricionais.

Os frutos secos são, inclusive, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma dieta saudável. Na hora de consumir, o ideal é acrescentá-los a outros alimentos. Saladas, verduras e molhos são alternativas para o dia a dia. É essencial evitar os frutos que são fritos ou contêm sal, pois isso não contribui para uma dieta balanceada.

Frutos secos no combate a doenças

De um modo geral, os frutos secos são ótimos para prevenir doenças e manter a saúde. Conheça os benefícios de quatro alimentos:

Nozes

As nozes são ricas em ômega 3, um tipo de gordura benéfica para o organismo. Esse nutriente auxilia na redução do colesterol, prevenindo contra doenças no coração, além de diminuir a tensão arterial.

Conforme uma publicação da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, os ácidos graxos ômega 3 reduzem os riscos de doenças crônicas, como as cardíacas, além de câncer e artrite.

Amêndoa

Esses alimentos contêm nutrientes essenciais para o corpo, entre eles fibras, cálcio, proteína, ferro, vitamina E e potássio. Incluindo as amêndoas na dieta, você também pode prevenir doenças que afetam o coração.

Segundo um estudo da Universidade da Pensilvânia publicado no Journal of The American Heart Association, o consumo diário de 42 gramas de amêndoas pode ser uma estratégia para prevenir o surgimento de doenças cardiometabólicas – como diabetes, hipertensão arterial e obesidade – em pessoas saudáveis.

Amendoim

Se você deseja emagrecer, então o amendoim pode ser um aliado para que você controle a dieta. Um estudo da Universidade de Viçoça, em Minas Gerais, publicado no The British Journal of Nutrition, observou que o consumo de manteiga de amendoim ou o fruto inteiro no café da manhã ajuda a controlar a fome.

A pesquisa relata que o consumo nesse período do dia moderou a concentração dos níveis de glicose no sangue, reforçou a secreção do hormônio da saciedade e diminuiu o desejo de comer entre as pessoas observadas no estudo.

Avelã

As avelãs são ótimas fontes de nutrientes, entre eles a vitamina E, indispensável para manter uma pele bonita e saudável, longe de problemas de saúde.

Segundo um artigo da Universidade de Oregan State, a vitamina E desempenha um papel importante para manter uma pele saudável. O texto menciona que ela é considerada como um agente anti-inflamatório, ajuda na cicatrização de feridas e faz parte das defesas antioxidantes da pele, principalmente contra radiação UV e outros radicais livres.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!