Quem busca uma dieta saudável, muitas vezes deixa de fora do cardápio vários alimentos que são vistos como prejudicais. Além disso, adota hábitos que podem facilitar a digestão, aumentar o metabolismo, entre outros benefícios.

 

Mas será que tudo o que se lê hoje em dia sobre uma dieta saudável é realmente verdade? Veja alguns mitos e verdades sobre este assunto.

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Uma alimentação saudável deve incluir vários grupos de alimentos nas refeições. Foto: iStock, Getty Images

O que é uma dieta saudável?

Ter uma alimentação saudável significa consumir as quantidades adequadas de alimentos de todos os grupos alimentares, a fim de levar uma vida saudável.

 

Uma boa dieta é um estilo de vida nutricional que promove a boa saúde. Ela deve incluir vários grupos de alimentos, porque um único grupo é incapaz de fornecer tudo que é necessário para uma boa saúde.

Além disso, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, uma alimentação saudável deve levar conta os seguintes aspectos: deve ser acessível para a pessoa; deve ter variedade; deve ser harmônica em quantidade e qualidade alimentar; ser naturalmente colorida e, por fim, ser segura sanitariamente.

Mitos e verdades sobre dieta saudável

Se você decidiu manter uma dieta mais saudável, com certeza vai ouvir ou ler algumas coisas sobre os alimentos. Mas será que tudo isso é verdade?

 

1. O café não é bom para você

Esse é um mito recentemente desmascarado. O café, quando consumido com moderação, faz parte de uma dieta saudável e contribui com fitoquímicos antioxidantes. Ele pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2, cálculos biliares, doença de Parkinson e mesmo alguns tipos de câncer.

 

2. Gorduras fazem parte de uma dieta saudável

Essa é verdade. Seu corpo precisa de três nutrientes para funcionar corretamente: proteínas, carboidratos e gorduras. As gorduras encontradas em alimentos como nozes, sementes, peixes, abacate, azeitonas, e laticínios de baixo teor de gordura fornecem energia, por isso, ajudam a reconstruir células e produzir hormônios necessários.

 

3. Todos os carboidratos engordam

É um mito. Nem todos os carboidratos são ruins para você. As dietas para perda de peso incluem restrição de calorias, mas nem todas essas calorias são evitadas apenas com o não consumo de carboidratos – é possível limitar as calorias ao cortar aquelas provenientes de gordura ou proteína, por exemplo.

 

4. Não se deve pular refeições

É verdade. Pular refeições pode fazer você sentir mais fome e comer mais do que você normalmente faria na sua próxima refeição.

 

5. Comer carne é ruim para minha saúde e torna mais difícil perder peso

É um mito. Comer carne magra em pequenas quantidades pode ser parte de uma dieta saudável. Frango, peixe, carne de porco e carne vermelha contêm um pouco de colesterol e gordura saturada, é verdade, mas também nutrientes saudáveis ​​como de ferro, de proteínas, e zinco.

 

6. Nem sempre uma dieta vegetariana é a mais saudável

É verdade. As pessoas que seguem um plano de alimentação vegetariano, em média, comem menos calorias e menos gordura do que os não-vegetarianos, e por isso têm índice de massa corporal (IMC) menor do que pessoas com outros planos alimentares.

 

Entretanto, isso não significa que a dieta seja mais saudável, pois nem sempre os alimentos escolhidos são mais saudáveis – eles podem ser pobres em calorias, mas também em nutrientes, por exemplo.

 

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