Vitaminas

Conheça 6 vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil

Por Redação Doutíssima 30/09/2014

Quase todos os dias, médicos e nutricionistas alertam sobre a necessidade das crianças terem uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Algumas das vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil podem ser encontradas em frutas frescas, vegetais verdes, proteínas como frango, peixe, carne e ovo, além de cereais integrais como aveia e arroz integral.

Apesar de serem essenciais, as vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil não devem ser consumidas em excesso, já que podem causar problemas de saúde para a criança.

vitaminas-importantes-para-o-desenvolvimento-infantil

Desenvolvimento das crianças depende da ingestão das vitaminas adequadas. Foto: Shutterstock

6 vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil

1. Vitamina A

A vitamina A é a mais conhecida pelo seu efeito positivo sobre a visão. Ela também ajuda no crescimento de células saudáveis e mantém o coração, pulmões e outros órgãos saudáveis ​​o suficiente para realizar as suas várias tarefas. A vitamina A é normalmente incluída em suplementos vitamínicos para crianças, no entanto, é importante não dar a uma criança mais do que a dose diária recomendada deste nutriente.

2. Vitaminas B

Todas as vitaminas do complexo B – B2, B3, B6 e B12 – ajudam no metabolismo, na produção de energia e mantém os sistemas circulatório e nervoso saudáveis. As crianças precisam de muitas das vitaminas B para gerar energia para seu crescimento. A vitamina B12 e o ácido fólico são especialmente úteis para o crescimento das crianças, porque eles ajudam na divisão celular.

3. Vitamina C

A vitamina C é amplamente conhecida para a manutenção do sistema imunológico. Essa é uma das vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil, que ajuda as crianças a curar-se rapidamente das quedas, cortes e arranhões, que são normais na infância. Também ajuda na absorção de ferro. Crianças que consomem quantidades adequadas de vitamina C tendem a ter gengivas saudáveis ​​e vasos sanguíneos mais fortes.

4. Vitamina D

A vitamina D ajuda a absorção de cálcio e de fósforo. Este nutriente é necessário para a construção de ossos fortes, por isso a vitamina D é uma das vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil. Pode também desempenhar um papel na redução do risco de certas doenças crônicas, que podem aparecer no decorrer na vida. A vitamina D é produzida mais facilmente pela pele quando exposta à luz solar.

5 . Vitamina E

Esta vitamina protege as células e os tecidos dos danos causados ​​pelos radicais livres. Estamos expostos aos radicais livres pelo meio ambiente (poluição, fumaça de cigarro, raios ultravioletas etc.). A vitamina E é um antioxidante, que também é importante para a saúde das células vermelhas do sangue.

6. Vitamina K

É uma das vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil, já que é responsável pela coagulação do sangue. Você pode encontrá-la em vegetais de folhas verdes, laticínios, brócolis e óleo de soja. É muito difícil encontrar crianças deficientes em vitamina K, porque, além de ser encontrada nos alimentos, o corpo consegue produzi-la no intestino.

Será que meu filho consome todas as vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil?

Às vezes, as crianças podem até não consumir certos alimentos. Mas antes de se preocupar, é importante saber que o fato de que as crianças não comerem tudo, não significa necessariamente tenham deficiências de vitaminas ou que estão desnutridas. No entanto, é uma boa ideia para falar com o seu pediatra se a criança:

– Tem um problema de crescimento ou desenvolvimento

– É ​​alérgica a algum alimento

– É vegetariano

– Possui um distúrbio alimentar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!