Psicologia

Hora de renascer: saiba como iniciar 2016 de bem com a vida

Por Redação Fortíssima 28/12/2015

O Réveillon está chegando e muitas pessoas aproveitam esse momento para refletir sobre o ano que passou, não é mesmo? Afinal, não há quem não queira renascer, começando uma etapa cheia de realizações e com o desejo de esquecer os problemas que se alastraram. Mas o que fazer para iniciar 2016 de bem com a vida?

Aproveite que o fim de ano está próximo para avaliar todos os aspectos de sua vida para traçar novas metas e renascer.

renascer istock getty images doutíssima

É importante ter metas e pensar no próximo ano, mas sem esquecer os momentos bons e ruins. Foto: iStock, Getty Images

Fim do ano: momento para renascer

Embora as pessoas tenham o desejo de renascer no ano seguinte, um outro sentimento também é comum nessa época: a frustração. “Muitas vezes, as pessoas ficam deprimidas e tristes e procuram tratamento psicológico, porque avaliam o ano e veem que não gostaram do que aconteceu”, explica a psicóloga Tatiane Baggio.

Segundo ela, geralmente as pessoas focam nas coisas que não deram certo. Então, para poder renascer, é importante ter metas e pensar no próximo ano, mas considerando que haverá momentos bons e ruins. Para a psicóloga, o ditado “adeus ano velho, feliz ano novo” é uma ilusão, porque a virada no calendário não é capaz de mudar as coisas.

“As pessoas não valorizam o que viveram no ano e querem esquecer algumas coisas, têm esperança de que o ano que vem vai ser ideal. Isso não é verdade”, atenta. Frente a isso, o que fazer?

Tatiane explica que o ideal é fazer metas baseadas na realidade. “O que foi bom ou não nesse ano? O que pode ou não mudar? O que fazer com isso? Essas são perguntas importantes”, ressalta. A psicóloga explica que essa tática evita a frustração. Entretanto, não significa que é proibido ter metas mais ousadas.

A dica da psicóloga é fazer duas listas. A primeira, com itens que a pessoa quer melhorar e que dependem exclusivamente dela. A segunda, incluindo coisas mais difíceis, que não dependem só dela, mas também de outros fatores.

Mas antes de traçar as metas, a recomendação de Tatiane é que cada pessoa tenha um momento a sós, em silêncio, em um lugar tranquilo, onde possa fazer uma avaliação para pensar sobre o próximo ano. Nessa hora, é importante fazer um balanço, definindo quais são os desejos, o que o indivíduo pode mudar e quais são as atitudes necessárias para isso.

Essa reflexão, inclusive, deve ser feita ao longo de todo o ano. “Estar constantemente tendo momentos longe da correria é uma forma de evitar o impacto do fim de ano”, menciona Tatiane.

Atitude positiva em 2016

Se o seu desejo é ter uma atitude mais positiva em relação à vida, então os conceitos da logoterapia, também chamada de análise existencial, pode ajudar. Tatiane, que trabalha com essa linha da psicologia, menciona que o criador da teoria, o psiquiatra austríaco Victor Frankl, trata do sentido da vida.

“Frankl, que é sobrevivente de um campo de concentração, fala sobre a busca pelo sentido da vida. Ele coloca a questão de a pessoa assumir responsabilidade diante de suas escolhas”, diz. Isso tem relação com a forma com que as pessoas enxergam as situações.

De acordo com a psicóloga, ter uma atitude positiva é aceitar o que não pode mudar. “Há coisas que serão difíceis e é preciso ter consciência das limitações e reconhecer o potencial que se tem”, afirma. Para Tatiane, quando a pessoa identifica algo que quer mudar no próximo ano, é hora de modificar a atitude.

“A atitude positiva vem de tomar consciência do que aconteceu, não se culpar, mas se responsabilizar, estabelecer metas para modificar algo e ter a aceitação de que tem coisas que não podemos mudar”, aconselha.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!