Bem-Estar

Como evitar a ansiedade e a depressão no fim de ano

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

Dezembro é o mês mais esperado por muitos devido às festas de final de ano, viagens, férias, décimo terceiro, família, presentes entre outras coisas. É comum nessa época vermos propagandas e fotos nas redes sociais, onde o amor e o espírito de felicidade predominam entre familiares e amigos o tempo todo. Porém na vida real nem sempre é assim. Ao mesmo tempo em que essas festas de final de ano trazem sentimentos bons, também podem trazer confusões sentimentais em nossa vida.

 

Para falar mais sobre os problemas ligados ao fim do ano, Fortissima contou com a ajuda do Dr. Alexandre Bez, psicólogo e escritor, especialista em Relacionamentos e Ansiedade.

 

Fim de ano

O fim de ano é uma época cheia de desejos de mudança

 

 

“Diversos fatores originados de ordem inconsciente contribuem para isso, entre eles a falta de controle ou conhecimento próprio que impulsionam sentimentos como desolação, solidão, depressão, angustia no período natalino, ansiedade, transtornos de humor e muito estresse. Em ambas as situações esses sentimentos são acompanhados de receio, desconforto e descontentamento nas datas comemorativas.”, explica Dr. Bez.

 

Curiosamente a globalização, assim como o mundo virtual e tudo que gravita em volta dele são associações mentais que colaboram ainda mais com esses sentimentos, devido às redes sociais, pois interferem negativamente na realidade de muitos.

 

“No natal e no fim do ano, as pessoas se sentem mais sozinhas, pois muitas vezes percebem que não possuem tantos amigos. Já no ano novo sentem carência de perspectiva, com medo do novo ciclo que se inicia. É uma sensação de pânico que pode se instalar no aparelho mental do indivíduo”, diz o médico.

 

Nessas situações, o melhor a fazer é não se espelhar no mundo virtual, nem tudo é como parece. Tanta tecnologia ajuda, mas também atrapalha e afasta as pessoas, devemos ter em mente que o contato real é o que vale ao invés de espelhar-se em um mundo virtual inexistente.

 

 

Como evitar os problemas no fim de ano

 

 

Fim de ano

A sensação de solidão pode trazer muita tristeza nessa época do ano.

 

No natal e no fim do ano o auge dos sintomas da depressão podem ser veementemente minimizados através de um reagrupamento familiar, pois o conforto adquirido junto aos seus é imensurável. Portanto nessa época vale manter as relações familiares balanceadas.

 

– Interaja com seus sentimentos. Se aquela pessoa que você amava se foi (no caso de um parente, amigo, namorado (a)), tente se lembrar dos momentos alegres que tiveram.

 

– Se não tiver família compartilhe os momentos com os amigos ou seja voluntário em alguma instituição. Qualquer medida é mais importante do que o isolamento e a solidão.

 

– Para o ano novo, mantenha a realidade em dia. Não sonhe com o impossível, isso só aumenta a ansiedade e o stress.

 

– Use ambas as datas para a promoção positiva de sua mudança.

 

– Não compactue com conjecturas no fim do ano. Isso a (o) deixará (o) mais aliviado no ano novo, afastando-a (o) de confusões e desorientações, possibilitando criação de metas. Foque nelas e estabeleça esse objetivo.

 

– Obedeça o seu orçamento e realize suas atividades pessoais de acordo com o mesmo impedindo o aumento ou estabelecimento da frustração.

 

– Um bom inicio de ano se dá quando você começa a cortar tudo aquilo que te faz mal.

 

– Aprender a falar não também de constitui num exemplar inicio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!