Bem-Estar > Dia a Dia

Compras a granel: conheça as vantagens e como funciona

Por Redação Fortíssima 29/12/2015

Quando você está tentando economizar, muitas vezes comprar em grandes quantidades pode significar desperdício de produto e dinheiro. É por isso que fazer compras a granel pode ser uma boa opção. Mas, apesar das vantagens, vale a pena tomar alguns cuidados básicos na hora de fazer a escolha.

a-granel-iStock-getty-images-doutissima

Nas compras a granel você pode optar por fracionar a quantidade de produtos que vai levar. Foto: iStock, Getty Images

Compras a granel podem ajudar a economizar

Recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) é um dos melhores indicadores da inflação no país. Em 2015, ele fechou com uma alta de 10,71% – maior número desde 2002, quando terminou em 11,99%.

Nesses tempos difíceis, uma ideia óbvia é economizar – principalmente nas compras do dia a dia. E se você conseguisse fazer isso com ainda mais benefícios? Uma alternativa é optar pelas compras a granel, em que você pode fracionar a quantidade de produtos que quer comprar. Em muitas lojas e feiras é possível levar uma diversidade de alimentos dessa maneira.

Ainda não ficou convencido? Confira as principais vantagens:

  • Poupar dinheiro 

Quem compra a granel costuma poupar dinheiro por inúmeras razões. Você não estará pagando o preço embutido no produto em consequência dos custos de embalagem, por exemplo.

  • Ser ecologicamente correto

Dados da Agência de Proteção Ambiental estimam que todos os anos são geradas aproximadamente 80 milhões de toneladas de lixo decorrentes de embalagens de produtos. Ao optar por essa modalidade de compra, você estará colaborando para diminuir esses números.

  • Evitar o desperdício

Essa é uma das grandes vantagens. Você poderá comprar exatamente a quantidade que necessita de determinado produto, não ficando refém dos números pré-estabelecidas pelos fabricantes. Em outras palavras, o desperdício será bem menor – o que irá refletir igualmente no bolso.

  • Selecionar os produtos

Ao contrário daqueles que ficam em embalagens fechadas, você conseguirá ver o estado e a cor dos alimentos – e não raro também sentir seu aroma e textura ou até mesmo degustá-los.

Cuidados são necessários na hora da compra

Mas, especialmente para quem ainda não está acostumado a comprar dessa forma, há alguns cuidados básicos que podem diminuir as chances de erro. O primeiro deles é comprar apenas o que você precisa – e se não conhece um produto e deseja experimentá-lo, compre uma pequena quantidade da primeira vez.

Se você não observar isso não conseguirá usufruir de dois dos principais benefícios dessa modalidade de compra – poupar dinheiro e evitar desperdício. Também não se esqueça de dar uma boa examinada nos alimentos, para ver se eles estão de acordo com seus padrões de exigência em termos de qualidade.

Outra dica interessante é levar um bloquinho e uma caneta, anotando tudo aquilo que você pega, para não perder o controle. Lembre-se de que as compras dessa forma são diferentes daquelas que estamos acostumados a fazer – com preços já determinados. Muitas lojas oferecem balanças para você pesar as quantidades que pegou.

Tudo comprado? Depois é só armazenar os produtos adequadamente. Prefira recipientes herméticos de vidro ou metal e guarde-os em locais escuros e frescos, para que eles durem por mais tempo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!