Dia a Dia > Motivação

Cursos online viram alternativa para quem faz concurso

Por Redação Doutíssima 23/10/2015

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todos os anos aproximadamente 5% dos brasileiros buscam ingressar no serviço público – ou seja, mais ou menos 10 milhões de pessoas. Com uma concorrência tão grande, estar preparado para encarar o concurso público é fundamental. Para isso, os cursos online são uma boa opção.

 

Existem diversas vantagens em fazer cursos preparatórios através da internet. É possível conciliá-los com outros compromissos inadiáveis como trabalho ou deveres familiares, assistindo as aulas conforme sua disponibilidade de horário, por exemplo.

 

Muitas vezes os cursos online também são mais baratos do que os presenciais, representando também um ganho em termos de economia.

cursos-online-doutissima-istock-getty-images

Cursos online possibilitam assistir as aulas conforme sua disponibilidade de horário. Foto: iStock, Getty Images

 

Como escolher cursos online

Primeiro de tudo, você deve definir qual carreira pública deseja seguir. Há inúmeras delas, sendo que de nada adianta inscrever-se em um curso e depois verificar que ele não é compatível com o edital do concurso que você irá prestar.

 

Além disso, você deve pesquisar bastante antes de se inscrever em aulas online. Como não há muito controle, são inúmeras as ofertas – mas a qualidade nem sempre é garantida. Faça uma rápida pesquisa na internet, veja depoimento de outros alunos que já participaram e também consulte concurseiros mais experientes – eles certamente terão uma boa dica para você.

 

Escolhido o curso e feita a inscrição, é hora de assistir as aulas. Uma das grandes vantagens dos cursos online é que, em geral, elas são todas gravadas, sendo disponibilizadas para que os alunos assistam conforme suas possibilidades.

 

Mas é importante não deixar seduzir-se por essa liberdade. Tente encontrar um horário dentro da sua rotina para assistir às aulas religiosamente, criando um hábito e diminuindo as chances de deixar de vê-las para realizar outras atividades.

 

A partir daí quem está inscrito deve tentar absorver o máximo do conteúdo passado pelos professores. Como as aulas são gravadas, é possível pausar, fazer anotações e refletir sobre a matéria antes de dar sequência ao vídeo.

 

Caso surjam dúvidas, verifique se o curso disponibiliza um canal direto com o professor para resolvê-las. Esse é um outro diferencial importante na hora de escolher um bom curso online.

 

Outras dicas valiosas de estudos

Não basta assistir aulas. Para estar preparado e entrar em uma carreira pública, muitos outros fatores devem ser observados pelos candidatos. Uma rotina saudável e bons métodos de estudo são essenciais nessa busca.

 

Procure ter boas noites de sono para estar bastante descansado e conseguir absorver o máximo daquilo que estudar. Além disso, cuide da sua alimentação e adicione alimentos que lhe deem disposição para encarar essa maratona. A prática de exercícios físicos nas horas vagas também é importante para relaxar e tirar a tensão.

 

Buscar métodos eficazes de estudo também é uma ideia inteligente. Muitos pensam que destacar e ler a matéria à exaustão é a maneira correta de estudar, mas algumas pesquisas mostram o contrário.

 

Segundo um artigo publicado na revista da Association for Psychological Science, fazer exercícios práticos para aplicar o que foi estudado é uma técnica ainda mais eficiente para fixar a matéria.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!