Bem-Estar > Dia a Dia

Muito obrigado: valorize o agradecimento no seu dia a dia

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

Nem todos sabem, mas hoje é comemorado o Dia Internacional do Obrigado. Com o ano recém começando, essa é uma oportunidade única para dizer muito obrigado a tudo que você tem na vida.

Vale compartilhar esse sentimento com amigos, familiares e até mesmo desconhecidos na rua. A proposta é tentar fazer isso ao longo de todo o dia e conseguir se sentir mais leve com o sentimento de gratidão.

muito obrigado-iStock Getty Images-doutíssima

A gratidão ajuda a deixar você mais leve e relaxado. Foto: iStock, Getty Images

Um dia para agradecer

Uma data relativamente nova, acredita-se que tenha sido criada a partir de movimentos em redes sociais, para depois ser adotada pela população em geral. Porém, vale saber que algumas versões indicam que ela teria sido uma jogada comercial, proposta por uma empresa de cartões.

Independentemente da origem, é uma excelente oportunidade para ser mais grato a coisas e pessoas no dia a dia. Quer alguns exemplos para ver como isso é possível? Você chegou no trabalho e o café já estava pronto? Então agradeça a quem o preparou.

Estava chegando o horário do almoço, você estava atolado de serviço e um colega deu uma mãozinha? Diga obrigado. Foi almoçar em um restaurante e havia alguém na recepção que abriu a porta? Demonstre gratidão.

Além disso, essa é uma ótima chance para você fazer uma reflexão sobre as coisas que já conquistou na vida – e aprender a ser grato a elas. Isso significa valorizar tudo aquilo que acontece de bom e deixar menos espaço para que os momentos ruins se façam presentes.

Benefícios de um muito obrigado

Para muitas pessoas, apenas o sentimento de estar sendo educado com alguém não basta para dizer um obrigado ou mostrar gratidão. Há ainda quem possua dificuldade para reconhecer o valor das coisas conquistadas. Muitas vezes é preciso um empurrão a mais.

Se você se encaixa nesse perfil, saiba que a ciência mostra que ser agradecido tem uma série de reflexos positivos no seu dia a dia. Dizer obrigado não se trata apenas de bons modos, mas também de uma excelente maneira de fazer novas amizades.

É o que indica um estudo publicado em 2014 na revista Emotion. Segundo a pesquisa, agradecer pessoas que você recém conheceu as torna mais propensas a desenvolver amizade. Então se o objetivo é expandir o círculo de amigos, vale a pena não agir de forma indiferente com os outros.

Deseja dormir com mais qualidade? Então a gratidão pode ser um bom caminho. De acordo com um estudo publicado na revista Applied Psychology: Health and Well-Being, pessoas que gastam 15 minutos antes de dormir tomando notas e dizendo muito obrigado a coisas ocorridas durante o dia conseguem ter um sono melhor e mais duradouro.

Não bastasse isso, esse sentimento nobre é capaz de aumentar a força mental. Uma pesquisa publicada na revista Behavior Research and Therapy descobriu que veteranos da Guerra do Vietnã com maiores taxas de gratidão possuíam menor incidência de estresse pós-traumático, muito comum entre os combatentes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!