Bem-Estar > Dia a Dia

Mosquiteiro ajuda a proteger sua família do Zika vírus

Por Redação Fortíssima 22/02/2016

Com o surto de casos do zika vírus, dengue e chikungunya no Brasil, todas as medidas para se prevenir do mosquito Aedes aegypti são bem-vindas. Por mais simples que pareça, o mosquiteiro é muito eficaz nessa tarefa e garante mais segurança para toda a família.

Além das opções compradas prontas, também é possível confeccionar um protetor em casa mesmo, de maneira rápida e fácil.

Utilize o mosquiteiro corretamente

O uso de mosquiteiro faz parte de uma lista de recomendações feitas pelo Ministério da Saúde para a prevenção às picadas de mosquito, principalmente o Aedes aegypti, transmissor do zika. O vírus já afetou pelo menos 20 estados brasileiros e está sendo relacionado aos mais de 3,4 mil casos suspeitos de microcefalia no país.

Além do zika vírus, o mosquito também é responsável pela transmissão da dengue e da chikungunya.

O mosquiteiro é uma das medidas de prevenção mais saudáveis e seguras, evitando picadas do mosquito durante o sono. É indicado usar o acessório principalmente em casas com crianças, podendo ser usado para cobrir camas de casal, solteiro e berços, além de outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.

Os mosquiteiros possuem diferentes versões e são facilmente encontrados para compra. Em geral são de teto, para dossel (tipo de armação instalada em parede ou no teto) ou varão.

Mosquiteiro

O mosquiteiro pode ser usado em camas e berços para proteger toda a família. Foto: Shutterstock

Versão caseira

E além das opções disponíveis para venda, também é possível fazer o próprio protetor em casa. Para isso, é preciso de tecido específico para mosquiteiro e 5 rodízios de cortina com clipes.

O primeiro passo é medir o comprimento da cama (multiplicando por dois para cobrir os dois lados e adicionando cerca de 1 m) e a altura do teto até o chão (adicionando também 30 cm).

Com as medidas prontas e o tecido comprado, coloque-o no chão ou em uma mesa e dobre no meio, no sentido da largura. Ache o ponto central na parte superior da dobra e faça uma pequena marca à lápis

Depois, usando uma escada, parafuse um gancho no teto acima da cama, bem no meio. Coloque um dos rodízios de cortina pelo clipe na marca central feita no mosquiteiro. Coloque os quatro rodízios restantes em um círculo, em volta do clipe central.

Pegue o mosquiteiro pelos clipes de cortina e pendure os rodízios no gancho. Agora é só abrir todo o tecido de maneira que cubra toda a volta da cama.

Outros cuidados para proteger a família

Todas as medidas possíveis devem ser tomadas para prevenir as picadas do mosquito, principalmente para pessoas que moram em zonas de risco. Uma delas é o uso de repelentes em todas as partes expostas do corpo.

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomenda a utilização de repelentes à base de n,n-Dietil-meta-toluamida (DEET) ou icaridina. Colocar telas em portas e janelas também é eficaz para manter os mosquitos longe de casa.

Além das medidas para evitar a picada do Aedes aegypti, a melhor forma de prevenção ainda é o combate aos focos de reprodução do mosquito. Para isso, evite deixar água parada em recipientes como pratinhos de vasos de plantas, caixas d’água, calhas, pneus, garrafas e qualquer outro objeto que possa acumular água.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!