Bem-Estar > Dia a Dia

A arte da pechincha: 6 dicas para economizar o seu dinheiro

Por Redação Fortíssima 04/02/2016

Em época de crise econômica, a arte da pechincha é uma ótima alternativa para conseguir preços mais justos na compra de produtos. Conforme pesquisa realizada em 2015 pelo Instituto Data Popular, 78% dos brasileiros pedem descontos com mais frequência.

Com certeza, negociar um valor reduzido pode fazer a diferença no final do mês, gerando uma economia significativa no bolso do consumidor. Por isso, a dica é não ter vergonha.

Mulher tentando conquistar descontos através da pechincha.

Pechincha ajuda a conseguir descontos no momento da compra. Foto: iStock Getty Images

Como conseguir descontos

Em algumas áreas, é possível conseguir descontos generosos, tudo depende de saber como chegar até lá. Confira seis dicas do educador financeiro Antonio Nascimento para dar uma aliviada no seu bolso:

  • Conheça bem o produto que pretende comprar: procure reunir o máximo de informações antes da compra. Isso vai ajudá-lo a fazer uma contraproposta ao vendedor e, caso ele justifique que o preço não pode ser mais em conta, poderá usar bons argumentos para tentar fazer com que ele mude de ideia
  • Saiba negociar o valor do produto com o vendedor: nunca saia de casa sem antes pesquisar os valores do produto em algumas lojas virtuais. Chegando ao estabelecimento, pergunte o nome do vendedor que irá atendê-lo, para criar uma relação de empatia, o que pode resultar em uma excelente negociação
  • Não tenha vergonha de pechinchar: barganhar não é feio. Em geral, os descontos só acontecem quando são solicitados pelo comprador. Pechinchar não é sinônimo de poder aquisitivo, segundo a pesquisa do Data Popular, todas as classes econômicas têm esse hábito
  • Procure comprar com antecedência: sempre que possível, compre com bastante tempo de antecedência, isso permite manter a calma em uma negociação, além de favorecer a pesquisa de preços. Quando se compra algo de última hora, a tendência é gastar mais
  • Opte pelo pagamento à vista: evite utilizar o cartão de crédito. Pagar à vista continua sendo a melhor forma de economizar nas compras e garantir uma bela economia para o bolso
  • Use o bom senso: em um supermercado ou em uma grande loja de departamentos, as chances de negociação são menores. Invista nas lojinhas e nos mercadinhos de bairro, aí sim a pechincha dá resultado.

Pechincha à vista só para quem tem reservas

De forma geral – para quem tem o dinheiro –, o pagamento à vista é sempre mais vantajoso. Segundo o educador financeiro, é garantia de bons descontos, que costumam superar os rendimentos de aplicações financeiras.

“Essa premissa só vale se o consumidor tem uma reserva financeira que seja maior que o que ele vai desembolsar no pagamento à vista”, alerta ainda Nascimento. Se o dinheiro que você tem de sobra é só para pagar as despesas à vista, então é melhor pagar a compra à prazo.

Como o dólar,  a inflação e a taxa Selic continuam subindo e o país está em recessão, é importante ter reserva financeira para fazer frente a uma emergência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!