Psicologia

Vida nova: como recomeçar o ano com pendências resolvidas

Por Redação Doutíssima 18/12/2015

Geralmente, os rituais de final de ano incluem momentos de reflexão, em que as pessoas traçam metas para a fase que se aproxima. Com o espírito do Réveillon, surge o desejo de recomeçar e ter uma vida nova a partir da virada. Então, que tal aproveitar essa época para resolver pendências que se alastraram ao longo de 2015?

vida nova istock getty images doutíssima

Dica é aproveitar as pequenas pausas com momentos de prazer. Foto: iStock, Getty Images

Embora o movimento de autoanálise deva ser feito constantemente, o final do ano é uma boa oportunidade de começar uma vida nova. Dessa forma, você poderá iniciar 2016 com motivação a mais.

“Esse balanço de refletirmos sobre o ano que passou e tentarmos melhorar é um movimento natural de encerrar e iniciar novas etapas e ciclos. É como se o final do ano nos lembrasse da possibilidade de repensar como estamos cuidando das nossas relações”, explica Raquel Lhullier, psicóloga e autora do livro Pausa no Cotidiano – reflexões para pais educadores e terapeutas.

Vida nova: aproveite o final do ano para recomeçar

Embora muitas pessoas deixem a reflexão para o final do ano, Raquel menciona que esse momento deve acontecer no cotidiano, se estendendo durante todo o ano.

“Infelizmente, nossa tendência é viver no piloto automático em um ritmo desenfreado de compromissos e tarefas. Os pensamentos ficam acelerados e temos dificuldades de interiorização e de diferenciar pensamentos e emoções, como eles estão conectados e se existe uma outra maneira de solucionar nossos problemas, incluindo conflitos com os outros”.

Segundo ela, geralmente a pressa e a necessidade de resolver todas as pendências em relação a conflitos nos relacionamentos e trabalho antes que o ano termine se torna um estressor ainda maior do que os problemas em si.

“Uma sugestão é que façamos pequenas pausas para repensar as prioridades em nossas vidas, o que estamos deixando para trás e como podemos repensar os dias e relações”, recomenda a psicóloga. Para Raquel, o mundo carece de empatia, enquanto a capacidade de se colocar no lugar do outro deveria ser alimentada diariamente.

Um exemplo disso é a relação entre pais e filhos. “Devemos repensar como está o universo das nossas emoções e como estão refletindo nas vidas de nossos filhos, para ajudá-los no gerenciamento de suas próprias emoções, já que somos modelos infantis”, ressalta.

Como buscar motivação

Começar uma vida nova é um dos desejos mais comuns no final do ano. A vontade de recomeçar, como aprimorar os relacionamentos e realizar metas que não foram cumpridas no passado são sentimentos que afloram com o espírito do Réveillon. Entretanto, como buscar motivação para começar 2016 com entusiasmo?

“É importante realizar um balanço sobre as conquistas, realizações e feitos. Temos uma tendência a nos ligar no que deveríamos ter realizado, e muitas conquistas acabam passando despercebidas ou não são comemoradas”, menciona Raquel.

De acordo com ela, é preciso ter uma atitude positiva frente à vida. “Ela é uma das nossas grandes aliadas”, garante. Raquel afirma que realizações e sonhos compartilhados ganham força ainda maior para os novos desafios que poderão surgir.

Nesse momento, a dica da psicóloga é aproveitar as pequenas pausas, com momentos de prazer. Encontros com família, amigos e redes de apoio, por exemplo, são situações em que as pessoas podem reafirmar seus laços afetivos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!