Sem categoria

Vida em paz: confira passos que ajudam a manter a serenidade

Por Redação Fortíssima 01/01/2016

Um novo ano se aproxima. É hora de avaliar pontos negativos e positivos sobre si mesmo e tomar atitudes para mudar o que não deu certo. Quer começar 2016 com a vida em paz? Confira 5 dicas para entrar em janeiro com o pé direito.

vida em paz istock getty images doutíssima

Mantenha a serenidade, evite conflitos e afaste os pensamentos negativos. Foto: iStock, Getty Images

5 passos para conquistar uma vida em paz

  1. Pense positivo

É normal desanimar diante de dificuldades e começar a imaginar ainda mais problemas pela frente. Por isso, aproveite o início do novo ano para vigiar seus pensamentos. Quando perceber que surgiu um pensamento negativo em sua mente, tente substituí-lo, imediatamente, por um pensamento feliz.

Entretanto, é preciso prática, determinação e perseverança. Pensar positivo deve ser um exercício diário para quem deseja estar em paz consigo mesmo.

  1. Não alimente preocupações desnecessárias

Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Estou sendo realista, não pessimista”. Saiba que pode estar enganado aquele que constantemente pensa no pior e afirma estar preparado para o que pode surgir em sua vida.

Tal atitude gera sofrimentos desnecessários para você e para os que estão em volta. Não confunda positivismo com otimismo. Mantenha os pensamentos claros, com razão, mas sem alimentar preocupações exageradas e negatividade.

  1. Reclame menos

O pensamento é ação. Ao reclamar, você pode atrair para si a carga negativa das palavras e, consequentemente, aquilo que não deseja. Procure ver as dificuldades como aprendizado ao invés de um castigo.

Reclama-se do clima, da política, do país, do marido desorganizado, da mulher que gasta além do orçamento, do filho desobediente, do vizinho inconveniente. Assim, você passa o dia reclamando, irritado e chega ao fim da semana descontente. 

  1. Aceite e agradeça

Um dos passos para conquistar uma vida em paz é aceitar acontecimentos. Uma dica é entender que o acaso pode realmente não existir. Você colhe aquilo que pensa, fala e age. Tente não se revoltar com pessoas ou fatos. Procure extrair lições das dificuldades e agradeça sempre o que beneficia.

  1. Controle somente a você

Pare de gastar energia e de alimentar o estresse tentando mudar tudo e todos ao seu redor. As verdadeiras mudanças devem vir de dentro para fora. Controle sua mente e mude primeiro a si mesmo, para então conquistar novas perspectivas sobre o mundo.

1° de janeiro: Dia Mundial da Paz

Celebrado todos os anos no primeiro dia de janeiro, o Dia Mundial da Paz teve origem em 1967, quando o então Papa Paulo VI proclamou uma mensagem com o objetivo de promover o sentimento da paz pelo mundo.

Por ser uma data religiosa vinculada à Igreja Católica, o Vaticano promove todos os anos uma cerimônia oficial, com tema escolhido pelo próprio Papa. Em 2016, a temática é “Vence a indiferença e conquista a paz”.

Apesar do conceito de paz ser amplo e cheio de significados, o Dia Mundial da Paz não celebra somente a busca pela ausência de conflitos, mas também a mudança de realidade de pessoas que sofrem com desigualdades, violência, fome e miséria.

Dessa maneira, a data também é estabelecida com o objetivo de promover a reforma íntima das pessoas, de modo que vivam em harmonia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!