Clínica Geral > Saúde > Sem categoria

Cuidado, colesterol alto pode afetar a sua saúde

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

O colesterol pode ser tanto o seu amigo quanto um inimigo pronto para dar aquela dor de cabeça. Em níveis normais, trata-se de uma substância essencial para o funcionamento normal do corpo. Quando está elevado, porém, torna-se um perigo silencioso, capaz até de levar você a um ataques cardíaco.

Colesterol HDL e LDL

Essa é uma substância cerosa que é feita no corpo pelo fígado, mas também pode ser encontrada em alguns alimentos. Ela desempenha um papel vital nas células e é necessária para fazer a vitamina D, alguns hormônios e a bile para a digestão. Ocorre que, quando presente em excesso, é capaz de aumentar o risco de doenças cardíacas e circulatórias.

O colesterol é transportado no sangue ligado a proteínas chamadas lipoproteicas e existe em duas formas principais: o LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e o HDL (lipoproteínas de alta densidade). Provavelmente, você conhece o primeiro como ruim e o segundo como bom.

Quem possui altos níveis dessa substância no sangue tem o que é chamado de colesterol alto. Trata-se de um problema que geralmente não apresenta quaisquer sinais ou sintomas e aumenta as chances de desenvolver doença cardíaca coronária, condição na qual uma placa acumula-se no interior das artérias do coração.

O raciocínio é simples. Quanto maior o nível de LDL no sangue, maior a chance de contrair doenças cardíacas. Quanto maior o nível de HDL no sangue, menor é a probabilidade. A placa é composta por colesterol, gordura, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue.

Mas o equilíbrio dos níveis de LDL e de HDL não é importante não apenas para a saúde do coração. Um estudo indica que ele também atua na boa saúde do cérebro. Publicada no JAMA Neurology, a pesquisa descobriu que o controle do colesterol reduziu as placas cerebrais associadas a doença de Alzheimer.

colesterol

Fique longe de comidas do tipo fast food. Foto: iStock, Getty Images

Como manter os seus níveis saudáveis

A quantidade de colesterol que você tem em seu corpo pode ser medida através de um simples exame de sangue chamado de perfil lipídico. Cuidar da sua alimentação é uma das melhores formas de manter esse tipo de gordura sob controle.

  • Evite alimentos ricos em colesterol dietético: entram aqui produtos de alto teor de gordura, lácteos, alimentos processados e carnes, incluindo carne bovina, carne de porco, cordeiro, pele de aves e carnes de órgãos.
  • Coma mais fibras: dê preferência a grãos integrais, frutas e vegetais, capazes de ajudar a baixar os níveis de colesterol.
  • Limite a quantidade de gorduras trans e saturadas: elas são mais frequentemente encontradas em alimentos embalados, fast foods e manteiga. Em vez disso, opte por gorduras monoinsaturadas encontradas no azeite, amendoim e óleos de canola e nozes.

E aí, aprendeu a importância de controlar o seu colesterol? Deixe o seu comentário.